Posted on

Fala aí galerinha!!!

Com esse post vamos dar início a uma série nova em nosso site, no qual falaremos sobre os gêneros dos jogos de videogames.

Resolvemos começar por um dos mais conhecidos e divertidos: Beat’Em Up, também conhecido por briga de rua.

Os Beat’Em Ups são jogos focados no combate corpo a corpo contra muitos inimigos, que normalmente vem em ondas e em quantidade muito grande. Geralmente esses games se desenrolam em ambientes urbanos e os objetivos principais são o combate ao crime ou a vingança do protagonista. Como exemplo desse caso temos o famoso jogo Double Dragon que está exposto na imagem abaixo, no qual podemos observar na descrição do jogo da contra capa que estão presentes os dois objetivos: a vingança por ter sequestrado a namorada e o combate ao crime!!!

Que pancadaria boa!!!

Porém, não é uma regra que o ambiente seja urbano. Existem vários que nos mostram como pano de fundo florestas, campos e até mesmo alguns locais fantasiosos e mitológicos. Confiram alguns exemplos abaixo:

Nos três jogos acima o estilo do Beat’Em Up está bem presente, mas eles fogem um pouco da clássica briga de rua. Em Golden Axe, os protagonistas enfrentam ondas de inimigos, porém o cenário se passa em um tempo mais antigo e mitológico, até com a presença de dragões!!! Outra consideração a se fazer de Golden Axe é que são usadas armas de pequeno alcance para as lutas, sendo que assim o título também pode ser considerado um hack and slash cuja principal característica é exatamente o uso desses equipamentos. Em Battletoads, novamente está presente a pancadaria e o objetivo é salvar a princesa e o irmão dos protagonistas, mas você controla sapos mutantes, introduzindo uma parcela de fantasia ao jogo. No último exemplo citado, o Altered Beast, você controla um personagem que vira diversos tipos de animais para enfrentar os inimigos, novamente com muita fantasia envolvida.

Vamos falar mais um pouco sobre o uso de armas. O uso delas está presente em muitos jogos do gênero porém, na maior parte do tempo, as próprias mãos são usadas nos combates, sendo que muitas vezes as armas somem quando os jogadores deixam elas caírem muitas vezes e os inimigos também podem fazer uso desses itens. Em jogos como Streets of Rage e no próprio Double Dragon já citado isso pode acontecer.

Mais um grande clássico!!!

Os jogos tradicionais de briga de rua estão presentes em cenários com duas dimensões, porém os títulos mais recentes já se apresentam, na sua grande maioria, em três dimensões. O gênero Beat’Em Up também se caracteriza pela jogabilidade simples e pelo modo cooperativo com diversos jogadores, sendo que nos primeiros games o usual eram dois jogadores.

Os Beat’Em Ups se distinguem dos jogos de luta pois nesses existem uma diversidade ampla de golpes que os lutadores podem usar e o combate costuma ficar em uma tela mais fixa quando comparado ao gênero do qual estamos falando nesse post. Uma outra diferença entre os dois é que os jogadores não lutam um contra o outro e, em alguns jogos, os jogadores não são capazes de causar dano entre si (porém isso não é uma regra, sendo que em alguns é possível acertar golpes no coleguinha). Como exemplos de típicos jogos de luta, deixaremos aqui as duas franquias mais conhecidas atualmente: 

Outra característica legal dos Beat’Em Ups é que os combates costumam ocorrer em telas que rolam para o lado e geralmente no final surgem chefes, que são inimigos um pouco mais fortes que os demais que você já havia enfrentado.

Normalmente, nos games de briga de rua, podemos escolher três personagens, com diferentes características entre si. Vamos pegar como exemplo disso o game Final Fight. Nele, a nossa escolha de personagens é a seguinte: um personagem forte e lento (no caso Haggar), um fraco e rápido (no caso Guy) e um que equilibra força e velocidade (no caso Cody). Assim como Final Fight, existem vários outros exemplos, como Streets of Rage, Golden Axe, entre outros.

Final Fight e seus três protagonistas

Vamos aproveitar que falamos de Final Fight e citar outra característica importante dos Beat’Em Ups. Normalmente para restaurar a vida nesses jogos, temos que pegar algum tipo de alimento que é encontrado em itens quebráveis, como latas de lixo e outros, como podemos ver na imagem abaixo:

Comer comida do chão!? Nos Beat’Em Ups isso é muito comum!!!

Os games de briga de rua ficaram extremamente conhecidos e populares no final dos anos 80 e início dos anos 90, sendo que muitos deles ganharam continuação, como podemos ver com o próprio Streets of Rage que estávamos falando acima e também de Golden Axe:

Com o início dos anos 90, o gênero luta foi ganhando força no mundo dos games, sendo que o grande aumento da popularidade deles iniciou com o lançamento em 1991 de Street Fighter 2. Porém, mesmo com a popularidade aumentando desse último estilo, os Beat’Em Ups continuaram famosos por todos os anos que viriam após e temos hoje alguns exemplos, mesmo nas plataformas mais atuais, com gráficos melhores. Alguns deles misturam vários gêneros, mas podemos perceber claramente a influência da briga de rua. Podemos citar alguns:

Entretanto, falar da influência dos Beat’Em Ups nos jogos modernos ficará para um outro post sobre o assunto, já que esse está ficando grande demais!!!

Agora é a sua vez seguidor!!!

Diga-nos qual é o seu jogo favorito de briga de rua, o que acha desse gênero e qualquer outro assunto relacionado a esse tema.

A sua participação é extremamente importante para nós!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *