E aí galera do Saves Infinitos, tudo bem com vocês?!?!?
Com esse post vamos mostrar informações que Goof Troop e Resident Evil têm algumas coisas em comum.
De um lado, uma aventura entre piratas com o Pateta e seu filho Max. Do outro, uma trama envolvendo zumbis e uma Mansão que se tornou a “residência do mal”. Entre os três anos e os consoles que separam Goof Troop de Resident Evil, temos alguns elementos em comum. E muito especiais.
Para quem não se lembra muito bem, Goof Troop foi lançado em 1994 e o jogador pode escolher Pateta ou Max para controlar – Max é mais rápido, mas Pateta pode levar mais danos. Eles precisam viajar até uma ilha para resgatar seus vizinhos, que foram capturados por piratas. No decorrer do game, os jogadores precisam percorrer cinco níveis diferentes que estão cheios de inimigos para enfrentar e puzzles para resolver.
Como vocês viram, Goof Troop é o oposto completo de Resident Evil, que se trata de uma série de terror. Mas quais são esses elos de ligação então? Não estamos falando do fato de ambos os jogos terem sido produzidos pela Capcom não.
Pouca gente sabe, mas Goof Troop teve como designer Shinji Mikami. Sim, o mesmo desenvolvedor que pouco tempo mais tarde, criaria Resident Evil, que aproveitou alguns aspectos do seu “coirmão.” Por exemplo, o inventário de Goof Troop é extremamente limitado: no modo single player, o jogador pode carregar apenas dois itens, enquanto no multiplayer, cada um pode carregar apenas um. Assim, é preciso abandonar certos itens no chão para pegar outros. Lembra bastante os primeiros títulos de Resident Evil, não é mesmo?
O fato de existirem níveis de Goof Troop composto por salões, também lembra bastante o que acontece em Resident Evil. Para muitos fãs, o nível do castelo do game de Pateta e Max também lembra um pouco a famosa mansão Spencer, explorada no primeiro jogo.
Quem joga o game dos zumbis já sabe que as chaves que abrem as portas sempre estão em locais bem distantes. É preciso investigar cada canto da mansão, depois da delegacia. E por aí vai, para encontrar as chaves adequadas para as mais variadas portas. E o que temos em Goof Troop? Exatamente a mesma coisa. Nesse jogo, há algumas portas trancadas, cujas chaves estão em outros locais na fase. Resta a você investigar cada pedaço do cenário, e aprender a lidar com os muitos enigmas, para achar o item correspondente, que abre a porta correta.
Temos também os enigmas, empurrar estátuas para ativar uma passagem secreta? Os piratas entendem desse assunto tanto quanto os funcionários da Mansão Spencer. Nos dois jogos, os players devem, o tempo todo, fritar o cérebro buscando empurrar os itens no lugar correto, ou encontrar o item adequado para desbloquear um novo local.
Inclusive, muitos jogadores gostam dos dois títulos exatamente pelo mesmo motivo: a qualidade dos enigmas e puzzles. Assim como tem gente que não liga para os elementos cartunescos do Pateta, outros não estão nem aí para os zumbis e o clima de terror do Survival Horror. Só querem concluir os desafios e pronto.
Por causa das chaves e itens que estão espalhados em locais opostos, os dois games obrigam os jogadores a explorar cada centímetro do mapa, e também a manter um bom senso de localização. Se hoje os games contam com bússolas e apontam o lugar certo onde ir, antigamente era só um mapa para se acessar e olhe lá!!!
Resident Evil oferecia um mapa, que era atualizado conforme cada sala nova, ou totalmente completo, caso você encontrasse o mapa do local correspondente. Já em Goof Troop, era você e sua intuição meu amigo, bom, jogar o game muitas vezes ajuda a decorar o cenário, mas a verdade é que, ficávamos totalmente perdidos nos cenários muitas vezes.
Quem diria que um game de temática mais leve e até familiar ajudou a inspirar alguns dos famosos aspectos de uma das franquias de terror mais conhecidas dos games, não é mesmo?
E vocês amigos, o que acham desses dois games? Sabiam dessa possível ligação que existe entre eles?
Deixem seus comentário e vamos conversar muito sobre esse assunto!!!