E aí, galerinha do Saves Infinitos!?
Hoje vamos falar da origem de um dos maiores personagens da história dos Beat’Em Ups, o lendário Captain Commando, do game de mesmo nome.
Você sabia que o herói começou como um mascote da Capcom? Não? Tudo bem, a gente vai contar a história pra você!!!
Na década de 1980, já recuperada do Crash de 1983, a indústria dos videogames ia de vento em popa e para promover seus jogos, as softhouses se utilizavam dos mais variados recursos, entre eles o uso de mascotes. A Namco tinha o Pac-Man, a Nintendo tinha o Mario e a Capcom também sentiu a necessidade de criar um mascote para si, para ajudar a promover a empresa e seus jogos. Só que, em vez de usar um personagem de um jogo existente, em 1986, a Capcom criou um do zero, que anos depois, se tornaria um dos maiores personagens da empresa.
Esse personagem era o Captain Commando.
Criado pela Capcom americana, a origem de seu nome começou com um trocadilho, cujas 3 primeiras letras de cada nome formam a palavra Capcom, nome da empresa. Esta primeira versão fez suas primeiras aparições não como um personagem jogável, mas como um mascote, que aparecia na arte da caixa dos jogos de Nintendinho da Capcom, entre 1986 e 1989, servindo como mascote da a arte da capa traseira dos jogos. Nesta versão, vemos um senhor, que é um herói espacial, com duas armas laser e um par de medalhões no pescoço, com a letra C e um traje azul com detalhes em vermelho e dourado. Esse Captain Commando foi utilizado nos jogos, como parte da série “Captain Commando Challenge Series”, 1942 , Comando , Ghosts ‘n Goblins , Mega Man , Trojan , Section Z e Gun.Smoke, aparecendo na parte de trás da embalagem e no manual de instruções, parabenizando o dono do jogo por adquirir um produto da Capcom, com direito a assinatura e tudo! E no manual de “Section Z”, é dito que o personagem do jogador sem nome seria o próprio Captain Commando. Verdade ou mais uma das muitas das já conhecidas “trolagens” da Capcom?
Uma versão revisada do personagem Captain Commando apareceu novamente nos jogos de NES da Capcom em 1989 (Strider, Mega Man 2, Willow e Duck Tales).
A arte na embalagem traseira desses jogos apresentava uma ilustração do Capitão vestindo um traje de piloto, em frente de um caça a jato, segurando um capacete sob o braço direito, com um chimpanzé alienígena sentado em seu ombro direito e o logotipo da Capcom em um estilo aerado acima deles. Uma mistura de Tom Cruise (Em Top Gun) com Flash Gordon. O texto acima da arte trazia uma mensagem do capitão aconselhando o leitor a “consultá-lo para obter relatórios atualizados de todos os emocionantes jogos de ação da Capcom”, seguidos da aparente assinatura manuscrita do capitão.
E aí, veio o ano de 1991.
Nesse tempo, Mega Man já era um personagem consagrado e, eventualmente, acabou virando o mascote da Capcom. A empresa então resolveu produzir um jogo do seu antigo mascote. Um time de peso, liderado pelo lendário Akira Yasuda (Akiman, de Street Fighter II), nos apresentou um jogo incrível, com heróis pra lá de cativantes e uma terceira versão (e a definitiva) do nosso capitão. O motivo!? Akiman explica da forma mais direta possível: “Eu achei que não era legal, então eu o redesenhei. Além disso, ainda quero consertar mais.”
O resto é história.
O jogo, como já mencionamos acima, se tornou um dos maiores clássicos dos Beat’Em Ups de todos os tempos e o capitão, um dos grandes ícones da história dos games.
O game, apesar de todo seu sucesso, não teve uma continuação, pois os Beat’Em Ups perderam um pouco de espaço após a popularização dos Fighting Games, liderada por Street Fighter, e o personagem ficou esquecido por um tempo pela empresa, mas ressurgiria em grande estilo anos mais tarde.
O Captain Commando voltaria como um personagem jogável no jogo de luta Marvel vs. Capcom em 1998, como um dos personagens que representam a Capcom. O Capitão tem uma sequência de transformação antes de cada partida que o retrata em um terno (ou em uma roupa de cowboy), antes de vestir seu traje de super-herói. Seu movimento especial “Comando Strike”, bem como seus dois Hiper Combos (a “Captain Sword” e o “Captain Storm”), o faz convocar seus companheiros do team Commando para atacar seu oponente. As citações de vitória consistem em citar curiosidades aleatórias da Capcom, no seu melhor estilo “mascote” da década de 80, enquanto seu final em Marvel vs. Capcom é uma homenagem ao final do seu jogo original. Esta encarnação de Captain Commando também aparece na sequência, Marvel vs. Capcom 2.
Além de Marvel vs. Capcom , Captain Commando também aparece em quatro outros jogos crossover: Capcom World 2, Namco × Capcom, Project X Zone 2 e a série SNK vs. Capcom: Card Fighters Clash.
Um mangá de dois volumes também foi publicado no Japão em 1994 na Gamest Comics, que foi traduzido e publicado no exterior pela UDON. Isso fora as incontáveis compilações de clássicos da Capcom e de Beat’Em Ups, nas quais Captain Commando é um item obrigatório!
E é isso, querido(a) seguidor(a): foi assim que o grande Captain Commando surgiu.
Já conhecia essa história? Qual o visual você curtiu mais? Sabia das participações dele nos crossovers além de Marvel vs Capcom?
Responde pra gente nos comentários! Até a próxima!!!
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