Posted on

E aí, querido(a) saver!!! Tudo bem???

Nessa semana, trouxemos nas nossas redes sociais curiosidades sobre os jogos Pokémon Red e Blue, os precursores da franquia, a primeira geração de Pokémon. E graças ao sucesso da dupla, várias outras gerações dos RPGs dos monstrinhos surgiram e o Saves Infinitos vai trazer todas aqui pra você!!!

Temos que pegar!!!

Primeira Geração (1996-1999)

O início da lenda

Criados por Satoshi Tajiri e com design de Ken Sugimori, os RPGS Pokémon Green e Red foram lançados  no Japão, fazendo um sucesso estrondoso na terra do sol nascente. Mas havia um problema: a versão green apresentava muitos bugs e nunca foi lançada fora da terra do sol nascente. Foi reprogramada e assim nasceu a versão Blue, concebida para ser lançada juntamente com a versão Red a nível internacional. Essas três versões foram lançadas em 1996. Depois (em 1998), saiu a versão definitiva desta geração: Pokémon Yellow, lançado para Game Boy Color, afim de usar a paleta de cores do portátil e com a história tendo o enredo baseado na série de animes, que também já era um sucesso monstruoso. Esta geração nos brindou com os primeiros 151 Pokémons e os conceitos básicos de captura, treino, batalhas e trocas de pokemon entre jogadores (através do cable link) e a região conhecida posteriormente como região de Kanto.

Segunda Geração (1999-2002)

Primeira Geração 100% colorida

Essa Geração foi inaugurada em 1999 com Pokemon Gold e Silver, para Game Boy Color. No ano seguinte, a versão definitiva desta geração foi lançada com a chegada de Pokemon Crystal. Nesta geração, foram introduzidos mais 100 novas espécies. Na jogabilidade, foram incluídos um sistema de dia e noite, que influenciam diretamente nos eventos do jogo, uma melhorada no sistema de inventário, a adição de dois novos tipos de pokemon: Dark e Steel, a reprodução de pokemon e uma nova região, chamada Johto.

Terceira Geração (2002-2006)

A primeira com remakes

Inaugurada no Game Boy Advance em 2003 com as versões Ruby e Sapphire e venderam mais de 3,1 milhões de unidades, se tornando os jogos mais vendidos do ano. Trouxe a região de Hoenn e 135 novos pokemons, mas com o novo sistema de treinamento, era impossível transferir pokemons de gerações anteriores. E por falar em gerações anteriores, esta geração trouxe os primeiros remakes: Pokémon Red e Green foram relançados como FireRed e LeafGreen, revivendo a primeira jornada de treinador pokemon, trazendo a nostalgia da primeira geração na versão definitiva do Game Boy e também uma novidade: as Sevii Islands, onde os monstros da região de Johto (segunda geração) poderiam ser vistos e capturados, aumentando a longevidade dos remakes além de ter dado muito certo comercialmente, pois foram os jogos mais vendidos da Nintendo em 2004 e 2005. Também em 2004, saiu a versão definitiva desta geração: Pokémon Emerald.

Quarta Geração (2006-2010)

Agora em duas telas!!!

Inaugurada em 2006 no Nintendo DS com Pokémon Diamond e Pearl, eu trouxe 107 novas espécies, deixando a pokedex com 493 monstrinhos. Trouxe como novidades na jogabilidade mudanças nos ataques, dividindo em três tipos (Physical, Special e Other), cada qual usando sua própria categoria de MP. Trouxe o retorno das mudanças de horário, que não eram usadas desde Gold e Silver, e um novo sistema de trocas online, através da Nintendo Wi-Fi Connection, onde o mundo era o limite para batalhas entre players e trocas de Pokémon, além de uso de fone de ouvido que permitia a comunicação de jogadores durante as batalhas online. Em 2008, chegava a versão definitiva desta geração, Pokémon Platinum. A região onde estes jogos se passam é a de Sinnoh, além do Distortion World, onde é possível encontrar o lendário Giratina.

Esta geração também trouxe remakes. Em 2009, eram lançados Pokémon HeartGold e SoulSilver, que como Pokémon Yellow, o seu primeiro pokemon da equipe, andava com o jogador fora da poké bola. De novidades, estes remakes trouxeram uma espécie de Safari Zone e o Battle Frontier.

Quinta Geração (2010-2013)

Começou em 18 de Setembro de 2010, com Black e White, também para o Nintendo DS. A região da vez é Unova. As novidades foram o C-Gear, recurso que permitia aos jogadores usar as opções e personalizações do Wi-Fi, dois novos modos de Batalha (Triple Battles, onde 3 pokémons podem ser enviados de uma vez e Rotation Battles, onde além da possibilidade de enviar 3 combatentes de uma vez, o teinador pode trocar um deles). Além do Battle Test, um mini torneio e o Pokémon Musical, onde os bichinhos dançam em um teatro. Nela foram introduzidas 156 novos Pokémons, a maior quantidade de adições até então, e todos pokémons totalmente novos, sem evoluções ou pré-evoluções das gerações anteriores. Em 2012, foram lançadas as sequências diretas dos jogos inaugurais da geração, Black 2 e White 2, que se passam dois anos depois dos anteriores, trazendo diferentes protagonistas e outros personagens encontrados no decorrer do jogo. Além disso, trouxeram o Pokémon World Tournament, onde os treinadores podem duelar contra os líderes de ginásio e campeões de regiões mais antigas. Nesta geração não houveram versões definitivas e nem remakes.

Sexta Geração (2013-2016)

O 3DS entra em cena

O Nintendo 3DS abrigou esta geração, inaugurada em 2013 com Pokémon X e Y. Eles foram renderizados em 3D, mas só algumas partes são exibidas em 3D. Esta geração introduziu 72 novas espécies, além do novo tipo fada e a novíssima Mega Evolução. A região onde esta geração se passa é Kalos. Como novidades, a customização do seu treinador, Super Training e 3 novos modos de batalha: Sky Battles, Horde Encounters e Inverse Battle.

Os remakes voltaram, e os homenageados da vez, foram Ruby e Sapphire com os lançamentos de Pokémon Omega Ruby & Alpha Sapphire.

Sétima geração (2016-2019)

Também no Nintendo 3DS, no ano de 2016, surgiram Pokémon Sun e Moon e em 2017, suas versões definitivas, Ultra Sun e Ultra Moon. Esta geração trouxe 84 novas espécies, entre elas, as formas de Alola, região da vez.

O Sistema Híbrido da Big N entra em cena

Em 2018, o Nintendo Switch recebeu a segunda parte da sétima geração, os remakes Pokémon Let’s Go Pikachu e Pokémon Let´s Go Eevee, que homenageam Pokémon Yellow, mas com uma mecânica emprestada do fenômeno dos smartphones, Pokémon Go.

Oitava Geração (2019-2022)

Enfim, a Geração atual

Nascida em 2019 no Nintendo Switch, com Pokémon Sword e Pokemon Shield. Os jogos se passam na região de Galar, trouxe 81 novos pokémons, entre eles as formas de Galar (fazendo a Pokedex chegar aos 890 atuais!!!), a Champion Cup, as formas Dynamax, Gigantamax, além do modo de batalha Max Raid e Pokémon Camp. Em 2021, os remakes de Diamond e Pearl foram lançados como tributo a quarta geração: Brilliant Diamond e Shinning Pearl. E Finalmente, neste ano de 2022 fomos presenteados com uma Prequel de Diamond e Pearl, Pokémon: Legends of Arceus.

Achou muito, querido(a) seguidor(a)? Pois ainda tem mais ainda pra esse ano!!! A Nintendo já anunciou que ainda este ano, iniciará a nona geração da franquia de RPGs, com Pokémon Scarlet e Pokémon Violet!!! Vamos ver o que vem por aí!!! E você??? Conhecia a série??? Qual o jogo te marcou mais??? A gente está curioso pra saber!!! Abraços e até a próxima!!!

Representação por Organograma (Fonte: Wikipedia)

Charles Lima escreveu e saiu correndo pra casa depois de entregar esse artigo, pois o professor Fizi passou uma porção de códigos para as versões Red e Blue e ele ficou louco pra testar. Não vimos mais o rapaz, mas a esposa confirmou que ele está bem (e jogando Pokémon…)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *