Posted on

Fala galera do Saves Infinitos!!! Beleza???

Hoje, orgulhosamente apresentaremos um quadro novo a vocês: o nome dele é “Derrubando Mitos”. Nele, apresentaremos uma lenda do mundo dos videogames e vamos esclarecê-la pra você. E olha que não faltam assuntos desse tipo nesse universo que amamos, hein?  E para iniciar, um mito que tem até título: “L Is Real 2041”, sobre teorias de como liberar Luigi, no consagrado Super Mario 64!!! Então, bora lá!!!

O eterno clássico Super Mario 64!!!

Em 23 de Junho de 1996, era lançado Super Mario 64 para o Nintendo 64. O jogo foi um marco na história dos games e deixou um legado muito rico, principalmente por conta de sua mecânica de jogo e sistema de câmeras inovadores. A revista GameDaily listou-o como um dos mais influentes de todos os tempos e afirmou que “definia a experiência do gênero de plataforma em 3D, influenciando vários designers a criarem suas próprias idéias originais”. O jogo foi o mais vendido do Nintendo 64 e considerado um dos maiores de toda a história dos videogames até hoje. E boatos sobre uma obra dessa magnitude não poderiam deixar de faltar, não é mesmo? Foi aí que começou o mito “L Is Real 2041”.

Luigi em Super Mario 64?

Desde o início da série do encanador mais famoso de todos os tempos, Mario sempre tinha como companhia seu irmão Luigi como Player 2, mas na versão para Nintendo 64, não. Os fãs na época ficaram procurando evidências sobre Luigi. E vasculhando pelo mapa, em uma estátua encontrada no jardim dos fundos do castelo da Princesa Peach, há uma pequena fonte de água, onde se encontra uma estátua em forma de estrela, que possui uma placa com letras ilegíveis. Por muito tempo, tentaram entender o que estava escrito nessa placa. Várias teorias foram surgindo, sendo que a mais forte de todas dizia que na placa estava escrito: L is Real 2401. “L” seria de Luigi e “is real 2401”, é real 2401. Muito enigmática, por sinal, e que fez os fãs alimentarem essa esperança por décadas.

A lendária estátua…

E aí, começaram testar: códigos, truques, terminar o jogo de maneiras diferentes, tudo para liberar Luigi. Vários métodos falsos começaram a circular:
– Você tinha que coletar 64 moedas e pular na fonte;
– Você tinha que capturar o coelho MIPS e pular para a entrada da Hazy Maze Cave;
– Você tinha que jogar o jogo com um controle verde (Hããããã????).
Pois é. Foram seguidas algumas das melhores teorias. Nenhuma delas funcionou.

A “caça ao Luigi” chegou a um ponto crítico quando o site N64.com (posteriormente transformado na IGN) colocou uma recompensa de 100 dólares pelo encanador verde em 20 de novembro de 1996. Qualquer pessoa que encontrasse uma maneira legítima de desbloqueá-lo receberia o prêmio em dinheiro. “Chame-nos de cínicos, mas prove que estamos errados e você receberá o dinheiro”, dizia o site. No final da semana, ninguém havia reivindicado o prêmio.

Procura-se o Luigi em Mario 64!!!

E o mito de “L Is Real 2401” foi tão difundido que a Nintendo Power o referiu no Volume 107 publicado em abril de 1998, quase dois anos depois do lançamento do jogo. Uma página cheia de “Notícias de Primeiro de Abril” falsas, mencionou Luigi 64, um jogo que supostamente estrelaria Luigi e teria a presença de Mario, Toad, Bowser, Link (Legend of Zelda), Samus (Metroid), Fox McCloud (Starfox) entre outros medalhões. A revista prometeu revelar um código especial para liberar Luigi em Super Mario 64 na página 128. Mas a revista tinha apenas 106 páginas. Que sacanagem…

Luigi em Super Mario 64!? Primeiro de Abril!!!

Um golpe significativo na teoria foi dado quando os jogadores perceberam que a placa na estátua da Eternal Star também estava em Ocarina of Time. O mito continuou em grande parte, como uma piada para ser contada nos dias da mentira. Os fãs começaram a aceitar que Luigi não estava no jogo.

Cartas oficiais da Nintendo trazidas por um fã revelam uma explicação dos representantes da Big N na época. Eles se referem diretamente à mensagem “L Is Real 2401”: “A verdadeira resposta é que os programadores colocaram isso lá como uma piada”, diz o conselheiro de Game Play, Michael Chandler na carta. “Não significa absolutamente nada”. Sendo esta carta verdadeira ou não, originalmente  um modo multijogador com Luigi como personagem jogável foi planejado, mas foi descartado, por problemas de memória, Shigeru Miyamoto, pai da série explicou que tiveram que eliminá-lo.

Veredito: Mito ou Não?

Mito. Não há como desbloquear o Luigi na versão para Nintendo 64 deste jogo. Há muita desinformação flutuando sobre isso – códigos falsos, vídeos de ROMs hackeados, especulação sobre texto escondido nas texturas do jogo, etc… Também é possível que você tenha visto um vídeo de Super Mario 64 DS (um remake para o Nintendo DS). Luigi é um personagem desbloqueável e jogável na versão DS. Mas o ponto principal é que Luigi não pode ser jogado no game original e ponto.

Ou Pode?

No final de julho, exatamente 24 anos e 1 mês (lembram do 2401?) após o lançamento de Super Mario 64, no dia 23 de julho de 2020, dois tópicos no fórum 4chan trouxeram toneladas de arquivos confidenciais de projetos da Nintendo. Tratam-se de protótipos de jogos, códigos fonte, projetos cancelados, modelos 3D e muito mais. O acontecimento é tão massivo que foi apelidado de “Gigaleak” e já está sendo chamado de “O maior vazamento da história dos videogames”. A maioria das informações diz respeito às eras do SNES e do N64, esclarecendo algumas dúvidas sobre games da época e revelando aos fãs muita coisa em que a casa do Mario trabalhou, mas nunca lançou. Entre elas, versões teste de Super Mario 64, onde Luigi foi encontrado.

Modelo em 3D de Luigi revelado no Gigaleak.

Teve gente que já usou os modelos, coloriu e colocou o Luigi em Roms hackeadas de Super Mario 64. Mas provavelmente, essa é a versão que Shigeru Myamoto tentou inserir nos arquivos iniciais do jogo. O mais intrigante foi a data desse vazamento.

E aí, queridos seguidores? Gostaram do novo quadro? Tentaram jogar com Luigi nesse clássico da história dos games? Por favor, deixem suas opiniões nos comentários!!!

2 Replies to “Derrubando Mitos: Luigi em Super Mario 64”

  1. Quando criança,eu tinha o nintendo, o que eu mais jogava era o mario 64,e eu lembro bem,eu lembro que tinha uma sala com várias portas,uma pro luigi,wario e se n me engano,tinha pra princesa peach também,mas aí o nintendo foi roubado pela impregnada,e n tava dando bobeira n,ele estava escondido,agr voltei a jogar e o que eu mais quero é conseguir o luigi de novo KKKKKKK

    1. Isa, essa versão a qual você se refere é a do Nintendo DS, não é? Então, nessa você pode jogar com Mario, Luigi, Mario e o outro que você não se lembra é o Yoshi. Mas na versão de Nintendo 64, que é a que o texto se refere não tem jeito: só o nosso amado Mario é jogável

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *