Fala pessoal do Saves Infinitos, tudo certo com vocês?
Como todos já sabem, o nosso quadro “No meu tempo era assim…” serve para citarmos vários cenários que aconteciam com os gamers antigos (como nós que compomos os Saves Infinitos) e que estão um pouco em desuso nos dias atuais.
Vemos cada vez mais uma busca pelo jogo multiplayer perfeito, aquele que agrade muitos jogadores, que os prenda pelo maior tempo possível e que a interação entre os players seja fantástica. Porém, para que tudo isso aconteça, hoje em dia é necessário que os amantes de games tenham sempre uma ótima conexão à internet, pois se isso não acontecer, a jogatina não ficará muito agradável tanto para quem tem a internet ruim, como também para quem for jogar com ele.
Ou seja, infelizmente o multiplayer online pode criar um cenário um pouco excludente para algumas pessoas.
Mas nem sempre foi assim…
Antigamente, os jogos que ofereciam a opção multiplayer não necessitavam de um boa conexão com a internet, mas sim de boa interação e de boa vontade dos jogadores para se reunirem em um local e jogar ombro a ombro com o colega, amigo ou mesmo um desconhecido.
E esses locais eram os mais diferentes possíveis.
Já falamos em outros posts, exatamente desse quadro, sobre os fliperamas, que poderiam estar inseridos em bares, ambientes inóspitos para crianças e a nossa ida para esses lugares causavam muitos problemas com os nossos pais. Quase todos os gamers antigos têm uma história que podem contar sobre os fliperamas, como já nos contou o nosso grande Charles em seu post no qual ele fala sobre a sensação de jogar pela primeira vez na máquina o grande Street Fighter II. Mas nem sempre a história era boa com a dele, existindo vários episódios de brigas e confusões justamente pela rivalidade, adrenalina e vontade de ganhar.
Posteriormente, surgiram as casas de fliperamas, com ambientes melhores, porém a rivalidade, as brigas e a adrenalina continuavam as mesmas, transformando a jogatina ombro a ombro cada vez mais emocionante.
Com o surgimento e popularização dos consoles de mesa, outro lugar importante surgiu para jogarmos ombro a ombro: a casa do coleguinha!!!
Sempre existia um amigo que comprava um console ou um jogo novo que gostaríamos de jogar e a gente não via a hora de nosso amigo nos chamar para nos divertirmos. Às vezes a casa era a nossa e aqui tinha um quesito muito importante: era sempre bom termos vários amigos para que houvesse um intercâmbio de experiências. Com isso, conseguíamos jogar vários consoles e jogos diferentes. Aqui vai uma pequena pausa para falar de uma experiência pessoal. Quando eu tinha cerca de 10 anos, morava em um prédio em São Paulo e me lembro de jogar muito International Superstar Soccer 64 com um amigo. Eram vários campeonatos jogando no mesmo time e conseguimos ser campeões de tudo!!! Tempos bons…
Posteriormente surge um local que se não era perfeito chegava muito perto da jogatina ombro a ombro: as locadoras!!!
Já falamos delas também em outros posts, mas vamos falar mais um pouco.
Quando digo que esses locais eram quase perfeitos é porque existiam vários consoles diferentes, jogos então nem se fala, já que eles estava m presentes aos montes para escolhermos e colocarmos nos videogames, se não possuíssemos muitos amigos, as locadoras atraiam vários outros players para que jogarmos juntos e, dependendo local, a hora era extremamente barata para toda essa diversão.
Logicamente que aqui os games de futebol eram muito famosos, mas lembro-me muito bem de jogar bastante Street Fighter e até de conhecer alguns RPGs famosos, como o Final Fantasy VII, que joguei pela primeira vez em uma locadora e foi amor a primeira vista.
Não posso me esquecer de citar outro ponto extremamente positivo das locadoras. Quando gostávamos de um game, ainda tínhamos a opção de alugá-lo e continuar em casa a jogatina.
Vou encerrando por aqui e se o nosso especialista em locadoras Cacá Ferreira quiser escrever algumas palavras nos comentários, elas serão muito bem-vindas.
Então é isso amigos e amigas, os gamers mais novos que sempre procuram a melhor conexão de internet hoje em dia, não sabem a emoção que era jogar videogame ao lado do seu amigo, com você comemorando (ou brigando) na presença real de outra pessoa. Os gamers mais antigos, mas que gostam do multiplayer atual, às vezes até se esquecem desse período, mas provavelmente quando a lembrança surge, a nostalgia e o sentimento bom também vem junto.
Agora é vez de nossos seguidores!!!
Nos comentários contem as suas experiências. Queremos saber de comemorações, brigas e diversão que aconteceram com vocês.
Quais games vocês jogavam com os amigos?
O espaço dos comentários é de vocês!!!