Posted on

Fala galera do Saves Infinitos!!!! 

Estamos aqui para falar de um assunto muito especial pra galera que cresceu nos anos 80 e 90: os lendários Arcades, ou se preferirem, os fliperamas. Assunto especial demais para falar em um único post, então decidimos fazer uma série em 3 partes para trazer essa rica história da melhor forma possível para você. Então, se você gastou uma grana pra colocar fichas em Asteroids, ficou maluco jogando Donkey Kong, gastou o troco do pão jogando Street Fighter, e tendo trauma de ter a ficha agarrada na máquina e não conseguir jogar, este quadro foi feito pra você!!! Então bora, porque tem muita coisa pra ser contada…

Antes de chegar aos arcades, tivemos a primeira máquina que remete aos fliperamas, uma máquina caça-níquel, inventada no século XIX, nos antigos Saloons americanos. Bastante simples, simulava jogos de poker apresentando cartas aleatórias e formando as “mãos”.

Primeiro modelo de máquina caça-níquel

Em 1908, Skee-Ball foi inventado e patenteado em 1908 por Joseph Fourestier Simpson, um residente de Vineland, New Jersey. Simpson patenteou e licenciou o jogo para John W. Harper e William Nice Jr., que criaram a Skee-Ball Alley Company e começaram a comercializar os jogos de trinta e dois pés no início de 1909. O primeiro anúncio de Skee-Ball apareceu em 17 de abril de 1909 na revista Billboard. É jogado rolando uma bola por uma pista inclinada e sobre uma saliência “ball-hop” que salta a bola em anéis, cada qual com seu valor em pontos. O objetivo do jogo é coletar o máximo de pontos possível, fazendo com que a bola caia em buracos nos anéis que têm valores de pontos crescentes progressivamente. Este foi considerado o primeiro jogo arcade.

Skee-Ball, o primeiro Arcade

Nos anos 30, chegaram as máquinas de pinball, que nós falamos no quadro anterior. Se você ainda não leu, veja aqui a matéria completa: http://sopreafita.com.br/no-meu-tempo-era-assim-pinball/. Aliás, o nome fliperama pegou aqui no Brasil, graças as aletas, ou “pazinhas” do pinball, que tinham como nome original, flipper. Quando as máquinas de pinball começaram a evoluir com cores, efeitos sonoros e outros atrativos, viu-se que era possível fazer algo mais. E aí, a história dos arcades, na sua forma conhecida, começa…

Modelos de pinball dos anos 30, ainda sem seus “flippers”

Em setembro de 1971 era criada na Universidade de Stanford, Galaxy Game, a primeira máquina de games operada por ficha. Em novembro do mesmo ano, Nolan Bushnell e Ted Dabney criaram o Computer Space, a primeira máquina de arcade com produção em massa (e também criariam a Atari em 1972). O jogo utilizava várias inovações tecnológicas da época, mas tinha uma jogabilidade confusa e infelizmente não chegou a ser um sucesso.

Nem a moça bonita conseguiu fazer de Computer Space um sucesso…

No ano seguinte, Nolan Bushnell, criou Pong, que era praticamente uma cópia do Tennis for two, criado nos anos 50, pelo físico William Higinbotham e foi o primeiro grande sucesso comercial, graças a sua jogabilidade simples e viciante. Assim, Pong começava a liderar os arcades na substituição aos pinballs.

Curiosidade: A primeira máquina de Pong, foi lançada em um posto de gasolina, e depois de alguns dias o dono do posto reclamou que ela não estava funcionando. O motivo? A máquina estava cheia de dinheiro e por isso havia emperrado.

Clássico!!! Aliás, isso é o que não falta nessa edição do No meu tempo era assim…

Isso levantou uma questão: qual foi o primeiro videogame de arcade? Foi Pong ou Galaxy Game? Pong, na verdade, é considerado por muitos como o primeiro videogame a ser criado. Tennis for Two, foi criado em 1958, muito antes de Pong estrear para o público. Galaxy Game usou uma versão do título Spacewar existente, semelhante ao Computer Space. A experiência única foi programada por Pitts e Tuck para Galaxy Game. Confuso, não?

Ordem de lançamentos a parte, Pong incentivou uma variedade de empresas – mais de 15 no total – a começar a desenvolver seus próprios videogames. Em 1975, Pong teve um lançamento limitado através do catálogo da Sears, vendendo cerca de 150.000 unidades para a temporada de férias.

A Atari ganhou o Prêmio Sears de Excelência em Qualidade por seu sucesso. Isso gerou uma variedade de clones e imitações de empresas que competiam para lucrar com o sucesso do título.

Tela de gameplay do eterno e querido Pong

Em 1975, Gun Fight foi lançado e foi o primeiro jogo a utilizar um microprocessador. Isso introduziu uma série de técnicas e funcionalidades avançadas para jogos.

Gunfight, primeiro game a usar um microprocessador

Em 1978, a Taito Corp lançou Space Invaders,desenvolvido por Tomohiro Nishikado, que se tornou um dos jogos mais populares de todos os tempos. Depois disso, a Atari lançou Asteroids em 1979, que se tornou outro sucesso, especialmente nos fliperamas. A empresa vendeu bem mais de 70.000 unidades e tornou-se o jogo mais vendido da empresa.

Curiosidade 2: Essa é bem parecida com a curiosidade de Pong. Na época em que Space Invaders se popularizou no Japão, o governo japonês notou que o país começou a passar por uma escassez de moedas de 100 ienes. Era como se elas tivessem sumido dos bolsos da população e dos comércios. O que intrigou a mídia local é que essas moedas eram utilizadas nos arcades do país, todos lotados com o lançamento de Space Invaders. Por isso, o arcade foi apontado como possível causa do desaparecimento de moedas em todo o Japão. Com o tempo, o problema foi resolvido, mas mostra a força desse clássico na terra do sol nascente quando foi lançado.

O lançamento de Pac-Man em 1980 foi histórico. Esse é o jogo de arcade de maior sucesso de todos os tempos, vendendo 350.000 gabinetes de fliperama e arrecadando mais de 2 bilhões de dólares, atraiu todos os tipos de jogadores, homens e mulheres, se tornando um fenômeno da cultura pop e apresentou de vez os fliperamas e videogames ao mundo.

Até quem não curte games deve conhecer Pac-Man!!!

Em 1981, Donkey Kong foi um dos primeiros a utilizar um enredo. Uma donzela sequestrada por uma fera enorme e você tinha que salvá-la. Donkey Kong também marcou a primeira aparição do encanador mais querido da história dos games: Mario, que mais tarde se tornaria o mascote da Nintendo. Por este sucesso, a Nintendo abriu uma nova fábrica em Uji e foi listada em 1983 pela primeira vez entre as grandes na Bolsa de Valores de Tóquio. A empresa incluiu o encanador em muitos jogos nos anos seguintes, mas no original, ele era conhecido apenas como “Jumpman” e não tinha um nome convencional. Donkey Kong Junior foi lançado em 1982 e foi o primeiro jogo que realmente mencionou o nome do herói.

Donkey Kong, a estréia de Mario!!!

Entre 1978 e 1982, o negócio de fliperama viveu uma espécie de era de ouro: Os negócios se expandiram rapidamente. As pessoas adoravam arcades e seus desenvolvedores ganhavam muito dinheiro. A máquina em média, ganhava 400 dólares por semana. Multiplique isso por pelo menos 13.000 – aproximadamente o número de fliperamas que existiam na época – e você terá mais de 5 milhões de dólares por semana.

De 1980 a 1983, toneladas de novos jogos foram introduzidos no mercado, incluindo outros grandes títulos como:

Frogger

Galaxian

Centipede

Dig-Dug

Tron

Em 1983, a indústria dos games entrou em um período de recessão, que quase a matou por completo! Mas isso é assunto para a próxima edição do nosso “No Meu Tempo Era Assim”…

Gostou? Jogou essas relíquias ou alguma(s) delas? Tem alguma história pessoal desses games ou de algum outro desse período 1971-1983? Conta pra gente!!!! O espaço de comentários é todo seu!!!! Até a próxima!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *