Fala galera do Saves Infinitos!!!!
Estamos aqui para falar de um assunto muito especial pra galera que cresceu nos anos 80 e 90: os lendários Arcades, ou se preferirem, os fliperamas. Assunto especial demais para falar em um único post, então decidimos fazer uma série em 3 partes para trazer essa rica história da melhor forma possível para você. Então, se você gastou uma grana pra colocar fichas em Asteroids, ficou maluco jogando Donkey Kong, gastou o troco do pão jogando Street Fighter, e tendo trauma de ter a ficha agarrada na máquina e não conseguir jogar, este quadro foi feito pra você!!! Então bora, porque tem muita coisa pra ser contada…
Antes de chegar aos arcades, tivemos a primeira máquina que remete aos fliperamas, uma máquina caça-níquel, inventada no século XIX, nos antigos Saloons americanos. Bastante simples, simulava jogos de poker apresentando cartas aleatórias e formando as “mãos”.
Em 1908, Skee-Ball foi inventado e patenteado em 1908 por Joseph Fourestier Simpson, um residente de Vineland, New Jersey. Simpson patenteou e licenciou o jogo para John W. Harper e William Nice Jr., que criaram a Skee-Ball Alley Company e começaram a comercializar os jogos de trinta e dois pés no início de 1909. O primeiro anúncio de Skee-Ball apareceu em 17 de abril de 1909 na revista Billboard. É jogado rolando uma bola por uma pista inclinada e sobre uma saliência “ball-hop” que salta a bola em anéis, cada qual com seu valor em pontos. O objetivo do jogo é coletar o máximo de pontos possível, fazendo com que a bola caia em buracos nos anéis que têm valores de pontos crescentes progressivamente. Este foi considerado o primeiro jogo arcade.
Nos anos 30, chegaram as máquinas de pinball, que nós falamos no quadro anterior. Se você ainda não leu, veja aqui a matéria completa: http://sopreafita.com.br/no-meu-tempo-era-assim-pinball/. Aliás, o nome fliperama pegou aqui no Brasil, graças as aletas, ou “pazinhas” do pinball, que tinham como nome original, flipper. Quando as máquinas de pinball começaram a evoluir com cores, efeitos sonoros e outros atrativos, viu-se que era possível fazer algo mais. E aí, a história dos arcades, na sua forma conhecida, começa…
Em setembro de 1971 era criada na Universidade de Stanford, Galaxy Game, a primeira máquina de games operada por ficha. Em novembro do mesmo ano, Nolan Bushnell e Ted Dabney criaram o Computer Space, a primeira máquina de arcade com produção em massa (e também criariam a Atari em 1972). O jogo utilizava várias inovações tecnológicas da época, mas tinha uma jogabilidade confusa e infelizmente não chegou a ser um sucesso.
No ano seguinte, Nolan Bushnell, criou Pong, que era praticamente uma cópia do Tennis for two, criado nos anos 50, pelo físico William Higinbotham e foi o primeiro grande sucesso comercial, graças a sua jogabilidade simples e viciante. Assim, Pong começava a liderar os arcades na substituição aos pinballs.
Curiosidade: A primeira máquina de Pong, foi lançada em um posto de gasolina, e depois de alguns dias o dono do posto reclamou que ela não estava funcionando. O motivo? A máquina estava cheia de dinheiro e por isso havia emperrado.
Isso levantou uma questão: qual foi o primeiro videogame de arcade? Foi Pong ou Galaxy Game? Pong, na verdade, é considerado por muitos como o primeiro videogame a ser criado. Tennis for Two, foi criado em 1958, muito antes de Pong estrear para o público. Galaxy Game usou uma versão do título Spacewar existente, semelhante ao Computer Space. A experiência única foi programada por Pitts e Tuck para Galaxy Game. Confuso, não?
Ordem de lançamentos a parte, Pong incentivou uma variedade de empresas – mais de 15 no total – a começar a desenvolver seus próprios videogames. Em 1975, Pong teve um lançamento limitado através do catálogo da Sears, vendendo cerca de 150.000 unidades para a temporada de férias.
A Atari ganhou o Prêmio Sears de Excelência em Qualidade por seu sucesso. Isso gerou uma variedade de clones e imitações de empresas que competiam para lucrar com o sucesso do título.
Em 1975, Gun Fight foi lançado e foi o primeiro jogo a utilizar um microprocessador. Isso introduziu uma série de técnicas e funcionalidades avançadas para jogos.
Em 1978, a Taito Corp lançou Space Invaders,desenvolvido por Tomohiro Nishikado, que se tornou um dos jogos mais populares de todos os tempos. Depois disso, a Atari lançou Asteroids em 1979, que se tornou outro sucesso, especialmente nos fliperamas. A empresa vendeu bem mais de 70.000 unidades e tornou-se o jogo mais vendido da empresa.
Curiosidade 2: Essa é bem parecida com a curiosidade de Pong. Na época em que Space Invaders se popularizou no Japão, o governo japonês notou que o país começou a passar por uma escassez de moedas de 100 ienes. Era como se elas tivessem sumido dos bolsos da população e dos comércios. O que intrigou a mídia local é que essas moedas eram utilizadas nos arcades do país, todos lotados com o lançamento de Space Invaders. Por isso, o arcade foi apontado como possível causa do desaparecimento de moedas em todo o Japão. Com o tempo, o problema foi resolvido, mas mostra a força desse clássico na terra do sol nascente quando foi lançado.
O lançamento de Pac-Man em 1980 foi histórico. Esse é o jogo de arcade de maior sucesso de todos os tempos, vendendo 350.000 gabinetes de fliperama e arrecadando mais de 2 bilhões de dólares, atraiu todos os tipos de jogadores, homens e mulheres, se tornando um fenômeno da cultura pop e apresentou de vez os fliperamas e videogames ao mundo.
Em 1981, Donkey Kong foi um dos primeiros a utilizar um enredo. Uma donzela sequestrada por uma fera enorme e você tinha que salvá-la. Donkey Kong também marcou a primeira aparição do encanador mais querido da história dos games: Mario, que mais tarde se tornaria o mascote da Nintendo. Por este sucesso, a Nintendo abriu uma nova fábrica em Uji e foi listada em 1983 pela primeira vez entre as grandes na Bolsa de Valores de Tóquio. A empresa incluiu o encanador em muitos jogos nos anos seguintes, mas no original, ele era conhecido apenas como “Jumpman” e não tinha um nome convencional. Donkey Kong Junior foi lançado em 1982 e foi o primeiro jogo que realmente mencionou o nome do herói.
Entre 1978 e 1982, o negócio de fliperama viveu uma espécie de era de ouro: Os negócios se expandiram rapidamente. As pessoas adoravam arcades e seus desenvolvedores ganhavam muito dinheiro. A máquina em média, ganhava 400 dólares por semana. Multiplique isso por pelo menos 13.000 – aproximadamente o número de fliperamas que existiam na época – e você terá mais de 5 milhões de dólares por semana.
De 1980 a 1983, toneladas de novos jogos foram introduzidos no mercado, incluindo outros grandes títulos como:
Frogger
Galaxian
Centipede
Dig-Dug
Tron
Em 1983, a indústria dos games entrou em um período de recessão, que quase a matou por completo! Mas isso é assunto para a próxima edição do nosso “No Meu Tempo Era Assim”…
Gostou? Jogou essas relíquias ou alguma(s) delas? Tem alguma história pessoal desses games ou de algum outro desse período 1971-1983? Conta pra gente!!!! O espaço de comentários é todo seu!!!! Até a próxima!!!