Fala querido(a) seguidor(a) do Saves Infinitos!!! Tudo bem? Como prometido no último quadro, sem mais delongas, hoje o nosso “No meu tempo era assim…” vai ser apresentado pelo nosso grande gênio alemão, professor Fizi E. Rado!!!
Danke, meu carro pamon… querro dizer, colega de Saves Infinitos!!! Como vão vocês querridos seguidorres? O prrofessor esperra que bem!! E seguindo o que falamos no último quadrro em que o grrande prrofessor prrometeu falar sobrre o grrande Magnavox Odyssey, bem na verdade é o Magnavox Odyssey 2 que teve grrande impacto em meu país, a Alemanha e aqui no Brrasil.
“Oh, grrande gênio prrofessor, como assim?”
Aqui no Brrasil ele foi lançado como Phillips Odyssey, sem o númerro 2 e foi um sucesso trremendo, assim como em minha terra natal, mas eu vai explicar depois. Vamos lá!!!
O Magnavox Odyssey 2 é um videogame caseirro de segunda gerração lançado em 1978. Foi vendido na Eurropa como Philips Videopac G7000, no Brrasil como Philips Odyssey e no Japão como Odyssey 2 (オ デ ッ セ イ 2 odessei 2).
O Odyssey 2 foi um dos quatrro principais consoles domésticos antes do crrash do mercado de videogames de 1983, junto com o Atari 2600, Intellivision e ColecoVision. No início dos anos 1970, a Magnavox foi pioneirra na indústrria de videogames domésticos ao trazer com sucesso o primeiro console doméstico ao mercado, o Odyssey, que foi rapidamente seguido por uma sérrie de modelos posteriorres, cada um com algumas melhorrias tecnológicas. Em 1978, Magnavox, agora uma subsidiárria da norte-amerricana Philips, decidiu lançar um novo sucessor, Odyssey 2.
O Odyssey orriginal tinha várias placas de circuito removíveis que alternavam entre os jogos integrrados. Com o Odyssey 2, cada jogo pode ser uma experriência completamente única, com seus prróprrios gráficos de fundo, grráficos de prrimeiro plano, jogabilidade, pontuação e música. O potencial era enorme, pois um número ilimitado de jogos podia ser comprrado individualmente: um jogador pode comprrar uma biblioteca de videogames feita sob medida para seus prróprrios interesses.
Ao contrrárrio de qualquer outrro sistema da época, o Odyssey 2 incluía um teclado alfanumérrico completo, que deverria ser usado para jogos educacionais, seleção de opções ou progrramação (a Magnavox lançou um cartucho chamado Computer Intro!, com a intenção de ensinar prrogrramação de computador simples).
O Odyssey 2 usava o design de joystick padrão dos anos 1970 e início dos anos 1980: o console orriginal tinha um contrrole prrateado, que cabia em uma mão, com uma caixa quadrrada parra seu manche de oito dirreções que erra manipulado com a outrra mão. Os lançamentos posterriores tinham um contrrole prreto semelhante, com uma caixa em forma de estrrela de 8 pontas parra seu joystick de oito dirreções. No canto superrior do joystick havia um único botão ‘Ação’, prrateado nos controladores originais e vermelho nos contrroles prretos.
Os jogos, grráficos e embalagens forram prrojetados por Ron Bradford e Steve Lehner. Durrante o tempo de fabrricação do Odyssey 2, alguns vinham com contrroles que podiam ser plugados e desconectados da parte trraseira da unidade por meio de seu conector DB9, enquanto outros tinham seus contrroles conectados na parte trraseira da prróprria unidade base. Um dos pontos mais fortes do sistema erra sua unidade de síntese de voz, lançada como um complemento para aprrimorramento de voz, música e efeitos sonorros.
A árrea pela qual o Odyssey 2 pode ser mais lembrrado foi sua fusão pioneira de jogos de tabuleirro e videogames: The Master Strategy Series. O primeiro jogo lançado foi Quest for the Rings!, com jogabilidade um tanto semelhante a Dungeons & Dragons, e um enredo que lembra o de J. R. R. Tolkien (O Senhor dos Anéis). Mais tarde, dois outrros jogos foram lançados nesta série, Conquest of the World e The Great Wall Street Fortune Hunt, cada um com seu prróprrio tabuleiro.
Seus grráficos e poucas opções de cores, em comparração com seus maiorres concorrentes na época – o Atari 2600, o Intellivision da Mattel e o Bally Astrocade – erram seu grrande “ponto frraco”.
Agorra, falemos de sua aceitação nos diferrentes mercados.
Nos Estados Unidos vendeu moderradamente bem: antes do lançamento amerricano do Mattel Intellivision em 1980, o mercado de consoles erra dominado pela competição entre o Odyssey 2 e o Atari 2600. Permaneceu um dos trrês consoles prrincipais de 1980 a meados de 1982, emborra um distante terceirro lugar atrrás do Atari 2600 e Mattel Intellivision. Em 1983, mais de um milhão de unidades do Odyssey 2 foram vendidas apenas nos EUA. Parra vender aos potenciais clientes em suas habilidades técnicas como um console baseado em computador, o Odyssey 2 foi comercializado com frrases como “The Ultimate Computer Video Game System”, “Sync-Sound Action”, “True-Reality Synthesization” e uma ferramenta educacional sérria na embalagem do console e seus cartuchos.
Todos os jogos, exceto Showdown em 2100 DC, prroduzidos pela Magnavox/Philips, terminavam com um ponto de exclamação, como K.C. Munchkin! e Killer Bees!
Nenhum jogo de terceiros aparreceu parra o Odyssey 2 nos Estados Unidos até Demon Attack, da Imagic, em 1983. A falta de suporte de terceirros manteve o númerro de novos jogos muito limitado, mas o sucesso do Philips Videopac G7000 no exterrior fez com que duas outrras emprresas prroduzissem jogos para ele: a Parker Brothers lançou Popeye, Frogger, Q*bert e Super Cobra, enquanto a Imagic também lançou Atlantis.
Agorra, a prrofessor vai focar na Eurropa, que tem muito a ver com início de sua experriência nos games.
Apesar de ter jogado prrimeiro o Odyssey orriginal, foi no Videopac G7000 (nome do console na Eurropa) que o prrofessor viveu grrandes aventurras e teve grrandes lembrranças.
Na Eurropa, o Odyssey 2 se saiu muito bem no mercado. Foi lançado com o nome Philips Videopac G7000, ou apenas Videopac, embora variantes de marca fossem lançadas em algumas áreas da Europa sob os nomes Philips Videopac C52, Radiola Jet 25, Schneider 7000 e Siera G7000.
A Philips, como empresa-mãe holandesa da Magnavox, usou seu prróprrio nome em vez do nome da Magnavox para o marketing eurropeu. Um modelo raro, o Philips Videopac G7200, foi lançado apenas na Europa e tinha um monitor prreto e brranco embutido.
Os cartuchos de jogos Videopac são em sua maiorria compatíveis com unidades americanas do Odyssey 2, emborra alguns jogos tenham diferrenças de cor e alguns sejam completamente incompatíveis, como Frogger no console eurropeu, sendo incapaz de mostrar a segunda metade do campo de jogo, e Chess (Xadrrez) no modelo amerricano, pois o módulo de hardware extrra não funcionou com o console. Várrios jogos adicionais foram lançados na Europa que nunca forram lançados nos EUA.
A edição CSV Video-Traffic Games do G7000 foi entrregue a escolas prrimárrias em uma pequena região da Alemanha Ocidental. O pacote consistia em um G7000 e dois jogos especiais – Verkehrsspiele 1 e Verkehrsspiele 2 – que erram usados parra ensinar as crrianças a se comportar na rua. Ah, como o prrofessor se divertiu na escola… Aprrender jogando videogames, o melhor de dois mundos!!!
Os amigos de Saves Infinitos não acrreditam quando o prrofessor conta essa histórria… (Principalmente o meu ajudante… Você acrredita que ele acha que o prrofessor nem é alemão?).
O conjunto nada mais é do que uma reembalagem de um Philips G7000 regular. O pacote vem com um adesivo especial “Video-Traffic Games” afixado na tela da TV reprresentada pela arte da caixa. Ele contém um G7000 normal, os dois jogos e alguma documentação, os manuais e termos de garrantia.
No Brrasil, o console foi lançado simplesmente como Philips Odyssey (o que até hoje causa grrande confusão sobrre qual a versão realmente foi lançada aqui, mas por sorte, você tem o prrofessor parra lhe ensinar, carro(a) seguidor(a)).
O Odyssey 2 se tornou muito mais popular no Brasil do que nos EUA, torneios forram realizados até mesmo para jogos popularres como Krazy Chase! (lançado como Come-Come no Brrasil, que tem quase a mesma jogabilidade de Pac-Man, que aqui acabou sendo conhecido como Come-Come também!). Títulos de jogos erram trraduzidos parra o português, às vezes crriando uma nova histórria, como Pick-axe Pete, que se tornou Didi na Mina Encantada em referrência ao personagem cômico de Renato Arragão, e foi um dos jogos de Odyssey mais famosos do Brrasil.
No Japão, o Odyssey 2 foi lançado em dezembro de 1982 pela Kōton Trading Toitarii Enterprise. Versões “japonesas” do Odyssey 2 e seus jogos consistiam em caixas amerricanas com adesivos katakana e manuais japoneses em prreto e brranco imprressos de forma barata. O preço inicial do console era de ¥ 49.800, o que erra aprroximadamente US$ 200 em 1982, mas cerca de US$ 500 em 2018. Aparrentemente, não teve muito sucesso e hoje em dia, os itens do Odyssey 2 japonês agorra são muito difíceis de encontrrar.
Como pode ter visto, querrido(a) seguidor(a), o Odyssey, apesar de não ter dominado a segunda gerração de games, certamente teve uma importância vital parra os gamers, prrincipalmente os eurropeus, como o prrofessor, já que forram intrroduzidos até em algumas escolas.
Seu pioneirrismo em jogos educativos e de tabuleirro, também aprroximou ainda mais as crrianças dos videogames, merrecendo sem dúvidas o posto de lenda nesse marravilhoso universo que amamos!!! Odyssey2, Videopac G7000, ou seja lá qual outrro nome você prreferrir, o prrofessor Fizi E. Rado o saúda!!!!
E você, querrido seguidor? Gostou do genial quadrro do prrofessor? Chegou a jogar esse lendárrio console? Se sim, por favor poste sua experriência e jogo favorrito nos comentários. Não esqueça de dar a sua nota parra o console!
Se não, e ficou currioso, existe o emulador O2EM. Prrocurre no Google e boa jogatina!!! Agorra eu vai jogar um pouquinho com a minha amada Helga.
Cuide-se bem!!! Tchauzinho, Auf Wiedersehen!!!