E aí pessoal do Sopre a Fita, vamos para mais um post em nosso site?
Um dos melhores jogos lançados na história dos videogames foi The Last of Us. Os games já usaram várias temáticas interessantes ao longo da história, porém, temos que ser sinceros que um apocalipse causado por fungos é bem original!!!
Para quem ainda não jogou The Last of Us (recomendamos fortemente que jogue!!!), vamos dar uma pequena pincelada na história. Calma amigos, não teremos spoilers!!!
O enredo gira em torno de Joel e Ellie, tentando sobreviver em um mundo pós-apocalíptico. Tudo aconteceu devido a uma infecção fúngica, que transformou os seres humanos em zumbis. Assim, os grande perigos que os protagonistas enfrentam são os próprios zumbis e os outros sobreviventes, já que nem todos estão dispostos a dividir os recursos escassos.
O fungo responsável por toda essa catástrofe se chama Cordyceps do tipo Ophiocordyceps unilateralis. Esse fungo existe na vida real e é chamado de fungo zumbi e esse post falará um pouco sobre ele.
Sopre a Fita também é cultura!!!
Mas não se estressem pessoal. Esse post não é um tratado científico. Falaremos do fungo, mas nunca perdendo o game de foco!!!
Os Cordyceps possuem mais de 40 espécies e são todos parasitas. As suas maiores vítimas são os artrópodes, como formigas e aranhas, mas também podem parasitar outros fungos. Quando infecta um hospedeiro, o fungo ataca o sistema nervoso do hospedeiro, alterando o seu comportamento. A infecção humana que acontece no jogo é muito similar, já que o parasita invade o sistema nervoso dos humanos, alteram seus comportamentos e os transformam em criaturas perigosas, sem humanidade.
Em The Last of Us não fica bem claro como a infecção saiu dos artrópodes e atingiu os humanos. Só se explica que surgiu uma nova espécie e que a epidemia se disseminou devido plantações contaminadas. Aqui vale ressaltar que na vida real não é possível a infecção humana pelo Cordyceps, ao sistema imunológico mais eficiente que possuímos e à diferença de temperatura que temos em relação aos artrópodes.
No game existem duas formas de se contaminar: uma é inalando os esporos do fungo e o outro é entrado em contato com fluidos corporais de alguém infectado, normalmente através de mordidas. No caso das formigas, o modo de contágio é semelhante, através da inalação de esporos.
Nas formigas também não há uma distinção entre os seres infectados, porém em The Last of Us existem estágios diferentes da doença.
Vamos explicar esses estágios agora….
São inevitáveis alguns spoilers agora amigos. Então, quem se incomoda com eles, é bom parar por aqui…
No primeiro estágio, os infectados são chamados de Corredores (Runners). Eles são pálidos e apresentam sangramentos. Eles possuem uma visão superficial e conseguem visualizar alguns movimentos, sendo interessante ficar longe da visão deles para derrotar esses inimigos.
O segundo estágio pertence aos perseguidores (Stalkers). Neles já se pode perceber o fungo na face, apesar da mesma não ser totalmente destruída pelo parasita. Eles possuem um senso de investigação mais apurado que no primeiro estágio, sendo que eles se escondem e te perseguem. Pode-se enfrentar muitas dificuldades para derrotar uma horda desses inimigos.
No terceiro estágio temos os Estaladores (Clickers). Aqui sim a dificuldade aumenta muito. Nesse estágio toda a face do hospedeiro está tomada pelo Cordyceps, sendo que a visão não é mais um sentido presente nesses seres. Para identificar a presença de seres vivos, os Estaladores emitem uma espécie de som que serve como sonar, para identificar os movimentos. Esse inimigo não pode ser atingido por ataques sem armas, como socos, e a melhor maneira de derrotá-los é se aproximando silenciosamente e atingindo os inimigos com arma branca. Muito cuidado com os Estaladores, os seus danos são altíssimos.
No estágio mais avançado de todos temos os vermes (Bloaters). Aqui o Cordyceps já dominou todo o corpo do humano, criando uma espécie de escudo que neutraliza os ataques fracos. Portanto, esqueçam dos ataques físicos nesse inimigo. Eles são os mais fortes, são enormes e jogam esporos nos personagens, mas não os infectam. Para derrotá-los é interessante usar armas de fogo e a distância ou lança-chamas e coquetéis Molotov.
A última informação que daremos aqui nesse post sobre o Cordyceps é que ele foi descoberto em 1859 pelo britânico Alfred Russel Wallace. Como poderíamos falar tanto desse fungo sem dizer de onde ele veio né!?
Muito bom amigos, nesse post falamos bastante do fungo que foi o grande responsável pelo apocalipse em The Last of Us. Conhecem mais alguma informação sobre esse parasita que não escrevemos aqui? O que vocês acham desse grande jogo? Gostaram da ideia de uma infecção fúngica?
Deixem os seus comentários!!! Também queremos saber se gostaram desse post!!!
Opa consegui encontrar as informações que estava
precisando. Obrigado. Vou compratilhar no meu facebook.
Obrigado, Wanessa!!! Que bom que gostou!!! Continue com a gente!!!