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6 de Fevereiro de 1991. Há 30 anos atrás, o mundo dos fighting games, aliás, o mundo dos games, o mundo dos fliperamas, jamais seria o mesmo: nascia o maior game de luta de todos os tempos (a concorrência que nos perdoe), Street Fighter II!!! E é esse aniversariante ilustre do mês de fevereiro que o nosso Reviver Games Antigos irá render homenagens hoje…

Vem com a gente, querido(a) seguidor(a)!!!

Ver essa cena traz a música de abertura na lembrança. Inevitável!!!

Naquela época, a Capcom curtia o megassucesso feito por Final Fight e seguia apostando nos jogos Beat ‘em Up. Mas o produtor Yoshiki Okamoto queria muito dar uma sequência ao primeiro Street Fighter, lançado em 1987, e trazer os holofotes para jogos de luta, que estavam em baixa. Então, a Capcom atendeu seu pedido e a equipe composta por Akira Nishitani, Akira Yasuda, Noritaka Funamizu e Yoko Shimimura tocou esse projeto. O time liderado por Akira Nishitani ficou responsável pelo design dos personagens. Ele dividiu sua equipe em sub-equipes, para que cada uma delas cuidasse de um personagem específico. Isso foi uma grande sacada, pois como cada uma delas cuidou de um personagem, o trabalho foi feito com extremo carinho por todos, na intenção de superar o trabalho dos outros. O poder da placa Capcom System (CPS1) garantiu resultados incríveis na animação dos 12 personagens e seus cenários incríveis e animados. Isso fez com que cada personagem tivesse sua própria identidade e profundidade em sua construção e seus estágios fossem como sua extensão. Vamos à eles:

Personagens Jogáveis:

1 – Ryu

Praticante de caratê, que testa sua habilidade e força no torneio.

2 – E. Honda

Um lutador de sumô, que quer mostrar o poder de sua arte marcial para o mundo.

3 – Blanka

Um selvagem criado na selva amazônica, que deseja testar sua força no torneio e acaba descobrindo sobre seu passado e família.

4 – Guile

Ex-agente da força aérea americana, que deixa tudo para trás para se vingar do assassino de seu melhor amigo.

5 – Ken

Melhor amigo, companheiro de treinamento e rival de Ryu, Ken quer testar sua força no torneio.

6 – Chun-Li

A eterna musa da série, foi a primeira personagem feminina jogável em jogos de luta, e é uma agente da Interpol que entrou no torneio para encontrar o assassino de seu pai.

7 – Zangief

O gigante, da então União Soviética, entra no torneio para mostrar a força de seu país ao mundo.

8 – Dhalsim

Um mestre de Yoga que controla o fogo, entrou no torneio para conseguir comprar comida e água para seu pobre vilarejo na Índia.

Chefes:

9 – Balrog

Um violento boxeador que encontrou na Shadaloo uma oportunidade de extravasar sua agressividade lutando.

10 – Vega

Um toureiro espanhol praticante de Ninjutsu e narcisista, que luta usando uma garra letal e uma máscara para proteger seu “lindo rosto”.

11 – Sagat

Ex-campeão do torneio, o “Imperador do Muay Thai” se aliou a Shadaloo para ter a chance de vingança contra Ryu, que o destronou rasgando seu peito com um Shoryuken em um combate épico no torneio anterior.

12 – M. Bison

O ditador e líder da Shadaloo, organizou o torneio para testar o poder de seu temível Psycho Power.

A trilha sonora do game é simplesmente fantástica, composta quase na sua totalidade por Yoko Shimomura, com exceção do estágio de Sagat, assinado por Isao Abe. A intenção foi dar vida aos estágios com músicas relacionadas a sua cultura e região. O mais curioso é que Shimomura só participou de Street Fighter 2 porque não tinha nenhuma tarefa específica dentro da Capcom naquele momento.

Que ironia, hein?

Esse maravilhoso trabalho da compositora lhe rendeu proposta da Square, onde ela foi a responsável nada mais nada menos do que as trilhas de Legend of Mana, Parasite Eve e Kingdom Hearts!!! Seu trabalho na série ficou eternizado, é impossível se lembrar dos personagens, sem se recordar de suas músicas.

Vai dizer que o tema de Ryu não vem a mente ao ver esse cenário?

A mecânica de jogo de Street Fighter II foi estabelecida pelo primeiro jogo da série, mas a jogabilidade de Street Fighter II é infinitamente superior, pois seus golpes são desferidos precisamente, diferentemente de seu antecessor. As novidades em relação a jogabilidade são os arremessos e agarrões, e os agora, seis botões de ação (três variações de soco e três de chute). E de brinde vieram os famosos combos, acidentalmente programados e descobertos pelos gamers mundo afora. O sucesso desses combos foi tão grande, que na versão “Super” do jogo eles foram oficializados e, hoje em dia, não há como pensar num fighting game sem eles. O roteiro é simples: você escolhe um personagem, enfrenta os outros sete selecionáveis, o seu próprio luador e depois os “Quatro Reis da Shadaloo” para chegar ao fim do jogo.

Uma das memoráveis lutas do jogo.

Street Fighter II: The World Warrior elevou incrivelmente os jogos de luta de patamar e estabeleceu padrões que são seguidos até hoje pelos games atuais. Seus personagens são facilmente reconhecidos em qualquer lugar do mundo. Várias outras versões dele e continuações foram lançadas. Praticamente impossível um gamer não conhecer um Hadouken, Shoryuken, Yoga Fire, Rolling Attack, Super Zutsuki, Tiger Uppercut, Sonic Boom (estes três últimos, “batizados” aqui no Brasil como Cuscuz, Tiger Robocop e Alex Fu…). Recebeu versões hackeadas com Hadoukens múltiplos quicando pela tela, Spining Lariats voadores e os mais impossíveis movimentos. Virou mangá, anime, filme (tá, isso não funcionou muito bem), cartoon, máquina de pachinko, card, álbum de figurinhas, ioiô, relógio, action figures, enfim: uma infinidade de produtos, expandindo a marca de maneira assustadora.

Action figure de Ken

Street Fighter II foi um divisor de águas dos Fighting games, um segundo sopro de vida para os fliperamas, que sobreviviam de Beat ‘em Ups e marcou a vida de uma geração inteira de gamers, inclusive a deste que vos escreve este artigo. Clássico de todos os tempos!!!

Poster da versão arcade

FICHA TÉCNICA:

Desenvolvedora: Capcom

Publicadora: Capcom

Produtor: Yoshiki Okamoto

Designer(s):
Akira Nishitani (Nin)
Akira Yasuda (Akiman)
Programador(es) Shinichi Ueyama
Seiji Okada
Yoshihiro Matsui
Motohide Eshiro
Artista(s)
Eri Nakamura
Satoru Yamashita
Compositor(es)
Yoko Shimomura
Isao Abe

Lançamento: 6 de Fevereiro de 1991
Gênero(s): Luta

Sistema: CPS-1 (CP System)

Querido seguidor (a), gostou do review? Nem vamos perguntar se vocês conhecem essa lenda! Então vamos para aquelas perguntas clássicas. Que nota você dá para o game? Alguma história curiosa deste jogo? Fique a vontade para comentar e até a próxima!!! Hadoouuken!!!!

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