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Fala Sopradores!!!!

Temos certeza que todos estavam sentindo falta desse quadro, então voltamos com tudo agora!!!

O jogo que será abordado nessa edição é Choplifter de Master System!!!

O game foi lançado em 1986 para Master System, mas sua primeira versão foi lançada para Atari 5200 em 1982. O desenvolvedor foi Dan Gorlin (não confundir com Dan Hibiki, o grande lutador de Street Fighter!!!). Ele não era produtor de games de profissão, na verdade trabalhava em pesquisas de inteligência artificial em Los Angeles e estava ocioso por 6 meses, período no qual produziu o jogo.

E aí pessoal, qual é o Dan mais bonito!?

Vamos começar falando um pouco sobre a história de Choplifter.

Como a maioria dos jogos da geração 8 bits, Choplifter não apresenta uma história rebuscada. Nele assumimos o controle de um helicóptero e temos a missão de salvar o maior número possível de prisioneiros de guerra. Apesar da história ser simples, não pensem que é fácil desviar dos inimigos para conseguir o objetivo!!!

Como tocamos no assunto da dificuldade, agora é hora de falar do gameplay.

Estamos falando de um game que pertence ao gênero Shooter de rolagem lateral. O nosso personagem começa sempre na base que está situada a direita da tela, acena para nós e sobe no helicóptero. Após esse início, assumimos controle da aeronave e devemos seguir para a esquerda para realizar nossos objetivos (aqui temos uma diferença em relação a maioria dos jogos, já que normalmente caminhamos para a direita).

Cuidado com os tiros da galera!!!

Após decolar, devemos procurar campos de prisioneiros para resgatá-los. Cada casa abriga 16 pessoas e para podermos salvá-las, devemos atirar nessas construções. Feito isso, os prisioneiros estão livres para subir no helicóptero. Aqui vem um grande problema!!!

Quando pousamos a aeronave, após um certo tempo, os inimigos aparecem e tentam destruir o nosso meio de locomoção. Para escaparmos de seus ataques, somos obrigados a decolar novamente e atirar em nossos alvos. Se os inimigos não conseguem explodir a nossa aeronave, às vezes conseguem atirar em alguns aliados e o número de pessoas a serem resgatadas diminui. Deve-se ter outro cuidado aqui: quando os prisioneiros estão livres na tela, temos que ter cuidado para pousar, pois se colocarmos o helicóptero em cima dos nossos amigos, eles morrem e não é possível resgatá-los.

Resgatando os amigos…

Quem nunca jogou Choplifter pode se perguntar: mas os inimigos aparecem somente quando aterrissamos? A resposta para essa pergunta é: NÃO!!!

Enfrentamos vários caças, tanques e outras máquinas de guerra enquanto estamos voando pela tela também.

Após deixarmos os aliados subirem, temos que retornar para a base, desviando dos desafios, para deixá-los em segurança. Quando descemos na base, as pessoas entram na mesma e estão salvas. Algumas acenam para a tela se sentindo agradecidas!!! Se porventura formos atingidos com a aeronave cheia, perdemos todas essas vidas…

Virando churrasquinho!!!!

O número de reféns que podemos carregar por vez é de 16 e para passar de fase, devemos resgatar 40 deles.

Existem 3 fases principais no game, sendo que elas se repetem, com leves mudanças nos gráficos. Um exemplo disso é a quarta fase, que é parecida com a primeira, sendo que a principal diferença é que naquela o cenário mostra que está de noite.

No último parágrafo falamos dos gráficos. Portanto, vamos entrar nesse assunto agora.

Quando consideramos as versões mais antigas de Choplifter, os gráficos do Master System são os mais bonitos (lógico que essa é a opinião do Sopre a Fita, sendo que vocês podem discordar!!!). Todos os níveis são bem coloridos e, como dissemos anteriormente, nos conseguem passar várias impressões como o dia e a noite.

Alguns gamers podem considerar os itens dos cenários escassos, já que temos várias áreas sem inimigos ou objetos, mas consideramos que isso foi importante para não poluir a tela e também para não atrapalhar os aspectos positivos dos gráficos.

Entre esses aspectos positivos temos as mudanças de posição do helicóptero, que pode ficar de frente, ir para frente e para trás e essas transições são muito suaves, sem quebra de imagem. Outro aspecto positivo são os personagens que são salvos e o principal, pois conseguimos vê-los muito bem na tela e inclusive vemos eles acenando para a tela (como dissemos mais no início desse post). As explosões e os detalhes dos inimigos também são outros pontos que merecem uma menção a favor dos gráficos.

Como todo bom jogo antigo, temos uma fase na água!!!!

Logicamente que para essa análise levamos em consideração que se trata de um jogo da geração 8 bits!!!

Mas, para os gráficos ficarem bons de verdade, eles precisam casar com uma boa trilha sonora. E, em Choplifter, essa boa ligação existe!!!

São três músicas diferentes, cada uma para cada fase, e os efeitos sonoros também são bem interessantes. Assim, temos sons diferentes para cada tipo de tiro, o barulho das hélices mudam quando estamos subindo ou descendo com o helicóptero e as explosões são bem caracterizadas.

A jogabilidade é bem simples. Com o D-Pad controlamos a velocidade e a altitude de nossa aeronave. Um dos botões atira e o outro serve para mudarmos a posição do helicóptero.

Pode não parecer, mas esse controle faz miséria!!!

É isso aí pessoal!!!!

Estamos encerrando mais uma edição do quadro Reviver Jogos Antigos. Nesse post falamos de Choplifter de Master System.

Para finalizar com chave de ouro, queremos que vocês deem uma nota para esse jogo de 0 a 10. Nos digam nos comentários o porquê da nota.

Lembrando a todos que o próximo “Reviver Jogos Antigos” será da quarta geração de consoles. Não percam!!!!

4 Replies to “Reviver Jogos Antigos: Choplifter (Master System)”

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