Fala, galerinha do Saves Infinitos!!!Tudo bem???
Hoje, no nosso Reviver Jogos Antigos, vamos acelerar com um dos maiores (senão o maior) clássicos do Dreamcast, que apresentou um dos maiores ídolos dos games à sexta geração de consoles.
Isso mesmo!!! Vamos de Sonic Adventure!!!
O ano era 1998. A Sega, em 27 de Novembro daquele ano, brindava o mundo gamer com o Dreamcast, que abriu a sexta geração de consoles. O primeiro Playstation ainda nadava de braçada na disputa contra o Sega Saturn e Nintendo 64, quando a Sega trouxe seu 128 bits para o mercado. E nada melhor que mostrar todo o poderio de sua máquina.
Como???
Com seu grande carro-chefe, é lógico!!!
E em 23 de Dezembro de 1998, nasceu Sonic Adventure, que acabou se tornando o game mais vendido da curta vida do console da gigante japonesa. E com todos os méritos: um enredo bem elaborado, coisa inédita para a série, belíssimos gráficos, uma jogabilidade variadíssima com 6 personagens para se divertir, música e efeitos sonoros de extrema qualidade. O primeiro jogo da série totalmente 3D, enfim, todos os ingredientes para um jogaço que se tornaria um clássico.
E essa aventura começa com Dr. Robotnik em mais um de seus planos para derrotar seu inimigo de longa data para conquistar o mundo. Durante sua pesquisa, ele descobre sobre uma criatura chamada Chaos que há milhares de anos atrás, ajudou a proteger os Chao (simpáticas criaturinhas que você encontra no jogo) e a toda poderosa Master Emerald (Esmeralda Mestre). Mas quando uma tribo de Echidnas (raça de Knuckles) tentou roubar o poder das esmeraldas, quebrando harmonia com os Chao, Chaos usou o poder das esmeraldas para se transformar no monstruoso Perfect Chaos e retaliá-los. Mas ele acabou ficando fora de controle, e antes que destruísse o mundo, Tikal, uma jovem echidna amiga dele, sela o monstro e a si mesma dentro da Master Emerald. Ambicionando usar o poder de Chaos, Robotnik destrói a Master Emerald para libertá-lo e testa seu novo arauto na cidade de Station Square. Quando a polícia falha em deter o monstro, Sonic e Tails entram na parada para salvar o mundo do vilão mais uma vez.
Mas essa aventura é muito grande para dois heróis. E, além de Sonic e Tails, jogamos com Knuckles, Amy, Big e E-102 Gamma. Cada um deles nos traz seus próprios objetivos na trama e uma experiência de gameplay diferente dentro do jogo:
1 – Sonic
Nosso amado ouriço é o responsável pelas fases de velocidade, que sempre foi a marca principal da série. Quer velocidade? É aqui mesmo, freguês!!!
2 – Tails
O gameplay de Tails é bem similar ao de Sonic, no melhor estilo time attack, onde há um tempo de Sonic a ser batido.
3 – Knuckles
O objetivo de Knuckles no game é reunir os fragmentos da Master Emerald. Então, as fases de exploração são com o Echidna!!!
4- Amy
O objetivo de Amy é proteger Flicky. Sua jogabilidade é mais lenta e preza mais pela furtividade e no uso de seu martelo, no melhor estilo plataforma.
5 – Big the Cat
Big está a procura de seu sapinho Froggy e suas fases são no estilo pescaria, a la Sega Bass Fishing.
6 – E-102 Gamma
O robô da série Gamma de Robotnik, que acaba desenvolvendo uma consciência própria e ajudando os heróis, manda ver no tiroteio! Ele precisa destruir inimigos continuamente, senão é game over.
E o mais legal é que os 6 personagens participam da mesma trama, passam pelas mesmas fases, porém cada um em uma parte diferente. Bela sacada da Sega, que não deixa a sensação de mesmice em ficar visitando exatamente os mesmos locais, diversificando ainda mais o Gameplay.
Cada um também possui seu próprio ponto de vista nos acontecimentos. Um belo exemplo é quando Sonic e E-102 vão se enfrentar e Amy os interrompe. Jogando como Sonic, ele vai atacar o robô e a Amy protege o robô. Na visão do E-102, ele vai atirar no Sonic e Amy o interrompe, e na visão da Amy, ela quer que ambos parem a briga.
Contra o fator jogabilidade, alguns problemas na câmera que as vezes não pega os melhores ângulos de forma intuitiva, mas não chega a ser agravante, pois após alguns passos ou usando os botões do joystick, ela volta ao normal. Mas atrapalha um pouco quando o jogador quer quebrar seus próprios recordes.
O modo de pescaria do Big não agradou muitos gamers por não combinar com a velocidade do jogo.
E, para fechar a parte da gameplay, os jogadores também podem descobrir Chao Gardens, local secreto habitado por Chao, um bichinho de estimação virtual. Os jogadores podem chocar, nomear e interagir com um Chao, elevar o seu status, fazendo fusão com pequenos animais encontrados em robôs derrotados durante as fases.
A Unidade de Memória Visual (VMU) portátil do Dreamcast permite que o jogador baixe o minijogo Chao Adventure, no qual seu Chao percorre um curso para evoluir e melhorar suas habilidades. Evolui-lo melhora seu desempenho em competições chamadas Chao Races (Corridas de Chao).
Os gráficos eram os melhores da época, mas alguns pequenos problemas deixavam no ar que o Dreamcast poderia melhorar mais nos próximos jogos.
Porém, o Sonic Team caprichou o máximo que podia, inclusive refazendo alguns níveis várias vezes, outros referenciando jogos anteriores como o Ice Cap (Sonic 3) e os níveis de Tornados, presentes em Panzer Dragoon.
Sonic recebeu a habilidade de mirar nos inimigos no ar para atacá-los. As fases foram divididas em níveis para economizar memória para os gráficos. As fases de exploração dos jogos foram criadas para que o jogador se atraísse para os mundos mais profundamente, pois segundo o designer Takashi Iizuka, seria “um desperdício se Sonic apenas passasse rapidamente os níveis que passamos tanto tempo criando”.
A trilha sonora, composta por Jun Senoue, Kenichi Tokoi, Fumie Kumatani e Masaru Setsumaru é de extrema qualidade, tem prioritariamente rock, mas também passa pelo jazz, pop, hip hop, e outros, com direito a músicas cantadas.
Sonic Adventure veio com a dura missão de impactar o mundo gamer, assim como Super Mario 64 tinha feito dois anos antes, e isso não era uma coisa fácil de se conseguir. Mas o game chegou com louvor no seu objetivo. Os gráficos são muito competentes, por mais que a Sega tivesse condições de entregar resultados melhores, a trilha sonora embala o game, os diversos modos de jogo agradam os mais variados gostos e a evolução dos Chao é uma experiência única. Foi o game mais vendido da história do Dreamcast, digno do nosso amado Sonic e certamente um dos maiores clássicos da história dos games.
Ponto para a Sega!!!
FICHA TÉCNICA:
Desenvolvedor: Sonic Team
Publicado pela Sega
Diretor: Takashi Iizuka
Produtor: Yuji Naka
Designer(s): Takao Miyoshi
Takashi Iizuka
Yojiro Ogawa
Programadores: Tetsu Katano
Yoshitaka Kawabita
Artistas: Kazuyuki Hoshino
Yuji Uekawa
Escritor: Akinori Nishiyama
Compositores: Jun Senoue
Kenichi Tokoi
Fumie Kumatani
Masaru Setsumaru
Lançamento: 23 de Dezembro de 1998
Gênero: Plataforma, ação/aventura
Modo: 1 jogador
E você, querido(a) seguidor(a)? Jogou esta lenda? Se sim, que nota dá para o game? Acha que ele impactou o mundo dos games como Super Mario 64?
Fique a vontade para comentar!!! Um grande abraço e até a próxima!!!