Posted on

Fala, galera do Saves Infinitos! Tudo bem???

Hoje, no nosso Reviver Jogos Antigos, vamos visitar a geração 32 bits!!!

Um RPG que foi lançado no final da vida do primeiro Playstation: Valkyrie Profile, uma verdadeira obra-prima da Enix. Vamos nessa!!!

Lenneth, a dama-guerreira valquíria, a grande heroína deste belíssimo jogo

Para começar essa viagem, vamos voltar ao dia 22 de Dezembro de 1999. O reinado do primeiro Playstation já estava mais do que consolidado, chegando no “final de sua vida” e as grandes desenvolvedoras conseguiam tirar o máximo que o console podia oferecer.

A Enix (casa de grandes jogos como Dragon Quest, Star Ocean, ActRaiser, Illusion of Gaia e Terranigma) foi a responsável por brindar os gamers com um RPG épico, ambientado na mitologia nórdica, com um sistema de batalha simples, mas extremamente eficiente, gráficos e sons excelentes e um enredo fantástico escondido em meio a chegada do Ragnarok.

A introdução nos traz a triste história dos jovens Platina e Lucian, que estavam fugindo de casa para não serem vendidos pelos próprios pais. Em meio a fuga, os jovens passam por um campo de flores venenosas, que resulta na morte de Platina. Quando chega a Valhalla, sua alma desperta como a dama-guerreira valquíria, Lenneth. Responsável por recrutar almas de guerreiros mortos para lutarem ao lado dos Aesir no Ragnarok. Para isso, ela tem um poder único de concentração espiritual, que a permite localizar os guerreiros próximos da morte.

Momento da chegada de Platina perante Odin e Freya

O desenvolvimento do personagem para a maioria dos einherjar são as suas “cenas de morte”, que muitas vezes são dramáticas e altamente emocionais e muitas vezes impregnadas de simbolismo e metáforas, deixando o clima do jogo um pouco pesado, mas logo a ação é retomada e não deixa o jogo se tornar depressivo.

Cada capítulo requer que Lenneth envie pelo menos um einherjar para Valhalla (com um máximo de dois por capítulo), de preferência atendendo a um conjunto de requisitos descritos no início do capítulo. Isso torna o einherjar enviado incapaz de ser selecionado novamente até o final do jogo, mas o jogo compensa com um grande elenco de 21 einherjar (alguns são exclusivos a partir da dificuldade Normal e outros somente no Hard).

O jogo é dividido em oito capítulos, cada um com diferentes missões, masmorras e itens disponíveis. Cada capítulo é dividido em períodos, dependendo da dificuldade (16 no Fácil, 24 no Normal e 28 no Difícil).

Lenneth usando seu poder de concentração espiritual

A exploração de masmorras funciona mais como um jogo de plataforma do que um RPG tradicional, com Lenneth sendo capaz de pular, deslizar, balançar sua espada e atirar cristais de gelo, que podem dar passos temporários e congelar inimigos e são usados para resolver muitos quebra-cabeças.

Ao entrar em contato com um inimigo descongelado, uma batalha começa. Os inimigos são visíveis e atacá-los com a espada no mapa dá a Lenneth uma vantagem de primeiro ataque em combate. Lenneth também pode enfrentar um inimigo na batalha entrando em contato com ele; neste caso, há 50% de chance de o inimigo ter o primeiro ataque.

A viagem no mapa mundial ocorre em uma perspectiva 3D em terceira pessoa, com Lenneth voando nos céus sobre Midgard. Pressionar o botão Start permite que ela execute uma “Concentração Espiritual”, que revela novas masmorras, cidades e vilas, e einherjar recrutáveis, as almas de guerreiros falecidos. Ao entrar em uma cidade ou vila, o jogo muda para uma visão de perfil 2D e Lenneth assume sua forma humana, permitindo que ela interaja com os habitantes sem chamar atenção. Visitar cidades, masmorras e recrutar einherjar consomem períodos, exigindo que o jogador faça um orçamento de seu tempo disponível.

Cada botão representa um personagem nas batalhas

Uma vez que os períodos em um capítulo terminam, a Fase Sagrada começa, na qual Lenneth retorna a Asgard, e Freya a atualiza sobre o status da guerra com os Vanir e o destino de seu einherjar em Valhalla. Cada Einherjar tem um Heroe Value (valor de herói), um número que representa sua força de combate e caráter, e Lenneth deve enviá-los com os valores de herói e habilidades adequados para sobreviver em Valhalla e manter Odin e Freya satisfeitos. Não enviá-los, e optar por manter muitos artefatos especiais concedidos no final das masmorras, irá diminuir a Avaliação de Lenneth para 0, o que desencadeia o pior final possível (Final C).

Por outro lado, oferecer artefatos em vez de mantê-los e enviar Einherjar que atendam ou excedam os requisitos do capítulo concede uma série de bônus. Primeiro, ele inclina a guerra divina a favor do Æsir e aumenta a avaliação de Lenneth. Em segundo lugar, aumenta o número de Pontos de Materialização que Freya concede durante a Fase Sagrada, que funcionam como dinheiro, pois podem ser transmutados em itens e equipamentos e vice-versa. Fazendo isso, ela também ganha poderosos artefatos de Odin.

O game também tem um sistema de experiência de grupo: a experiência de batalha é dividida entre os membros ativos do grupo, mas os pontos de experiência obtidos na exploração de masmorras (EXP Evento), como resolução de quebra-cabeças e conclusão de masmorras, são armazenados para divisão entre os membros do grupo a critério do jogador.

A Hora da Verdade: Sacred Phase com a deusa Freya

Existem três níveis de dificuldade: Easy, Normal e Hard, com diferentes einherjar, masmorras, missões e mecânicas disponíveis.

Na dificuldade Fácil e Normal, os níveis iniciais de einherjar variam, enquanto na dificuldade Difícil, todos os personagens começam no Nível 1. Para compensar, há mais masmorras disponíveis e, conseqüentemente, mais objetivos que concedem EXP de Evento.

Existem também três finais diferentes. Os finais “B” e “C” podem ser alcançados em qualquer nível de dificuldade, enquanto o final “A”, que é o verdadeiro final da história, só está disponível com a conclusão de certas tarefas nas dificuldades normal e hard. Além disso, o Seraphic Gate, uma dungeon pra lá de especial habilitada ao terminar o game só é totalmente destravável no Hard.

Arngrim e Mystina não podem ser enviados para Asgard. Por que será?

Valkyrie Profile tem um sistema de batalha baseado em turnos único. Os dois lados travam batalha durante turnos alternados, com todo o grupo compartilhando um turno e podendo atacar simultaneamente durante o mesmo.

Cada inimigo tem seu próprio turno e não combina ataques entre si. Cada um dos membros do grupo é atribuído a um dos botões do controle (Quadrado, Triângulo, Círculo ou Cruz). Apertar o botão correspondente na vez do jogador ordena que o personagem ataque.

Os lutadores têm três ataques específicos de personagem a cada turno, embora as armas possam limitar o número de ataques que eles podem usar. Os magos lançam seus feitiços ofensivos predefinidos, que aumentam seu CT (Tempo de Carga). O Charge Time substitui MP, diminui lentamente por conta própria e evita lançar feitiços quando não está totalmente zerado. Enquanto o CT de um mago diminui, ele não pode realizar nenhuma ação, embora existam habilidades que permitem exceções a isso. Combinar ataques juntos produz combos destruidores que evitam que um alvo se defenda ou se recupere, geram Cristais Mágicos e Gemas de Fogo, que aumentam a experiência e reduzem CT, e aumentam o Indicador de hits. Quando esse indicador chega a 100% em um turno, um personagem que participou do combo que preencheu o medidor de vida pode realizar um ataque especial (“Purify Weird Soul”) que causa grande dano e recarrega o medidor de hits, que se mantido em 100, permite que outro personagem use sua Purify Weird Soul. Usar o ataque especial faz com que CT aumente, então os personagens devem esperar a barra esvaziar novamente antes de realizar outro. Os lutadores têm Purify Weird Souls exclusivos. Os magos usam versões multi-hit de seus feitiços selecionados ou uma Great Magic (versões elaboradas de seus feitiços selecionados que atingem todos os inimigos). Apenas certos cetros permitem o uso da Grande Magia; Cetros capazes de Great Magic forjados por humanos têm uma grande chance de quebrar com tal uso, e os invioláveis revestidos de éter são extremamente raros.

A Great Magic do elemento Luz, Celestial Stars

No início de cada batalha, Lenneth convoca seus einherjars para o combate. Como ela é necessária para mantê-los materializados, se Lenneth for derrotada em combate, ela deve ser revivida em três turnos, ou o grupo será derrotado.

Seis tipos de armas estão presentes: Espada Leve, Espada Pesada, Katana, Lança, Arco e Cajado, correspondendo aos seis tipos de personagens: guerreiro leve, guerreiro pesado, samurai, lanceiro, arqueiro e mago.

A maioria dos personagens só é capaz de equipar seu tipo específico de arma (embora algumas espadas possam ser usadas por guerreiros leves, pesados e samurais) e apenas certas armas permitem que eles executem todos os três ataques (ou Great Magic no caso de magos ). Lenneth é a exceção; ela pode equipar espadas e arcos e sua Purify Weird Soul, Nibelung Valesti, muda de acordo com a arma.

O lindíssimo Nibelung Valesti de Lenneth

A parte gráfica de Valkyrie Profile impressiona: o jogo é quase totalmente em 2D, o que já o faz bem diferente dos outros RPGs do console. O gráficos são todos muito detalhados e bonitos. O visual de seus personagens é extremamente bem construído e seus cenários são todos desenhados a mão. Os efeitos não ficam atrás e pode ser observada uma riqueza nos detalhes desde um cenário cheio de flores onde o vento assopra e você pode contemplar as pétalas voando pela até a movimentação das roupas da protagonista Lenneth, enquanto a valquíria corre pela tela. A cutscenes que contam as histórias dos personagens são extremamente fluídas. Os designers também brincaram com efeitos de luz e sombra que seguramente, dá um visual ainda melhor ao game.

O mago Lezard Valeth e o Senhor dos mortos-vivos, o vampiro Brahms: personagens cruciais para a trama

A trilha sonora orquestrada é assinada por Motoi Sakuraba, figurinha carimbada entre os compositores de músicas de RPG. Uma diversidade de instrumentos pode ser identificada nas belas composições do jogo, mostrando uma trilha sonora muito versátil. Desde o tema de Odin “Valhalla”, que é extremamente imponente, até as músicas das dungeons, que chegam ao rock progressivo, embalam perfeitamente cada momento do jogo. Os efeitos sonoros são todos muito bem elaborados. O som das espadas, magias casam perfeitamente com o jogo. Destaque também para a dublagem americana, normalmente criticada, mas que nesse caso ficou maravilhosa e os atores captaram muito bem a personalidade de cada um dos personagens. Ainda há um Sound Mode, onde você pode escutar as músicas e vozes, para dar uma relaxada entre uma jogatina e outra.

A tela Voice Collection de Valkyrie Profile

Valkyrie Profile é um jogo complexo, ambicioso e lindo, com um sistema de batalha divertido e original para a época. Suas músicas são fantásticas e conseguir o final “A” do game é recompensador. Alías, as várias possibilidades de final, ajudam demais o game no quesito replay. Valorizou ainda mais a Ênix a crescer na indústria até a fusão com a Square em 2001. É o tipo de jogo que você guarda na alma e no coração, assim como a dama-guerreira Valkyrie faz com seus Einherjars. Um dos melhores jogos do PSX!!!

A derradeira batalha no final A

Ficha Técnica:

Desenvolvedora: Tri Ace

Publicado por: Enix

Diretor: Yoshiharu Gotanda

Produtor: Yoshinori Yamagishi

Designer: Masaki Norimoto

Artistas: Ko Yoshinari
Yoh Yoshinari

Roteiro: Masaki Norimoto

Compositor: Motoi Sakuraba

Plataforma: PlayStation

Lançamento PlayStation:
• Japão: 22 de Dezembro de 1999
• América do Norte: 29 de Agosto de 2000

Gênero: RPG

Modo: 1 jogador

E aí, querido seguidor? Já conhecia este clássico do PSX que recebeu versões para PSP e Android, além de outros dois jogos, que foram prólogos para o game original? Se sim, por favor, deixe a sua nota para ele nos comentários. Como sempre dissemos, o espaço é todo seu!!!

Um abração e até a próxima!!!

OBS: Artigo dedicado ao meu grande irmão Miro, que me apresentou esta obra de arte e me orientou, destrinchando toda a mecânica do game. Um abraço, irmão!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *