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Fala galera do Saves Infinitos!!! Tudo joinha? Hoje, vamos conhecer um pouco sobre um dos grandes representantes da segunda geração de consoles: o Colecovision!

Este console foi o melhor de sua geração? Seus jogos tinham a qualidade dos arcades da época? Foi o mais inovador da história? Você confere com a gente a seguir!!!

Com vocês, o ColecoVision!!!

O ColecoVision foi um console doméstico da segunda geração, a mesma do Atari 2600 e do Intellivision. Chegou ao mercado americano em 1982 e lançado um ano depois na Europa pela CBS Eletronics como CBS ColecoVision. Mas para entender um pouco da sua origem e do passado da sua própria criadora, vamos voltar mais sete anos no tempo…

Em 1975, o Pong, da Atari era sucesso absoluto tanto em fliperamas como nas residências. Com esse sucesso monstruoso, todo mundo queria entrar nesse mercado emergente, inclusive uma tal de Connecticut Leather Company (ou se preferir, Coleco) que era uma empresa que originalmente fabricava artigos de couro e posteriormente, piscinas de plástico. Mas, um ano depois do lançamento de Pong, a Coleco resolveu entrar na brincadeira com seu próprio clone de Pong, o Telstar. Além de conter Pong, também possuía duas variações do jogo, Hóquei e Handebol. Tal “variação” fez do Telstar o primeiro console dedicado da história. Com o passar do tempo, os gamers estavam enjoados de jogar a mesma coisa, a Atari teve a idéia de criar um console com uma variedade maior de jogos, gravados em cartuchos, que poderiam ser trocados, e assim nasceu o Atari 2600 em 1977. Mas em 1982, a Coleco voltou a copiar uma idéia da Atari e lançou o ColecoVision, num momento em que o Atari 2600 e o Intellivision (da Mattel) dominavam o mercado. Muitos haviam tentado entrar nele, sem sucesso. Até o ColecoVision chegar…

Atari 2600 e Intellivision, os então dominantes da geração

Como um jogador que já entra no meio do jogo, a Coleco sabia que tinha que mostrar algo diferente para impressionar o consumidor, para não sucumbir como as dezenas de clones de Atari lançadas naquele tempo. Foi beneficiada pela queda de preços dos componentes de tecnologia e teve nisso o seu grande trunfo. Ela foi a primeira fabricante da história a colocar a CPU de um computador em um console. Sua CPU era uma Zilog Z80, uma variante do chip de vídeo Texas Instruments TMS9918 que foi introduzido em 1979. Embora tenha feito seu videogame ficar cerca de 50% mais caro que os concorrentes, a superioridade na qualidade de seus jogos era nítida, oferecendo uma experiência de jogo muito mais próxima dos arcades que os seus concorrentes.

O clássico Donkey Kong em quatro versões Atari, Intelivision, Coleco e o original. Ponto para a Coleco!!!

Embora a tecnologia avançada fosse um grande ponto a favor, não era suficiente para afastar os clientes do então fenômeno Atari 2600. A Coleco precisava de um jogo de sucesso e ela caprichou na escolha…

O escolhido não foi nada mais, nada menos do que Donkey Kong, o primeiro grande sucesso da Nintendo. Naquela época, a Atari e a Mattel disputavam ferozmente entre si pelos direitos do sucesso dos arcades, quando a Coleco apareceu com uma oferta maior e a promessa de tornar o jogo com qualidade maior que qualquer outro console poderia oferecer. A versão do ColecoVision foi quase perfeita e infinitamente superior a concorrência. Veio junto com o pacote do console e levou suas vendas a um tremendo sucesso. No total, aproximadamente 136 jogos foram lançados entre 1982 e 1984, incluindo Zaxxon da Sega e alguns portes de jogos de arcade menos conhecidos que encontraram um público maior no console, como Lady Bug, Cosmic Avenger e Venture.

Propaganda de seu carro-chefe

E a Coleco queria mais: além de concorrer com o Atari, ela queria O Atari!!!

Como o Coleco havia sido construído com tecnologia de um computador, da mesma forma que um PC, ele também poderia receber upgrades! E seu primeiro módulo de expansão continha nada mais, nada menos que um emulador do Atari 2600!!! Agora, além das conversões dos arcades superiores a concorrência, o proprietário do ColecoVision agora tinha dois videogames em um!!! Em resposta, a Atari tentou processar a Coleco por violação de patente, mas como naquela época, não existiam muitas leis para proteger os direitos de propriedade, a Atari foi miseravelmente derrotada nos tribunais, assim como nas tentativas de proteção contra os clones de Pong. A Coleco se defendeu, provando que construiu seu módulo de expansão com peças próprias, sem que nenhum componente fosse de propriedade da Atari e levou essa guerra na justiça e teve o caminho livre para seu “2 em 1”, quebrar recordes de vendas naquele ano. E foi ainda mais cruel: criou um console clone do 2600 independente, o Coleco Gemini.

O primeiro modulo de expansão, com encaixe para cartuchos e controles de Atari.
Se o módulo com emulador não era suficiente, então clona de uma vez! Coleco Gemini

Mas aí veio o grande Crash de 1983 e já no início de 1984, as vendas do ColecoVision diminuíram drasticamente. Em janeiro de 1985, a Coleco descontinuou o Adam, que era uma expansão de computador doméstico para a ColecoVision (a empresa tentou inverter, neste caso. Transformar um PC em videogame). Em meados de 1985, a Coleco já planejava se retirar do mercado de videogames, e o ColecoVision foi oficialmente descontinuado em outubro, assim como a retirada da Coleco do mercado de games. As vendas totais são incertas, mas acabaram ultrapassando 2 milhões de consoles, com o console continuando a vender modestamente até sua descontinuação. O Crash dos videogames de 1983 foi citado como a principal causa do sistema ficar no mercado por menos de 30 meses. Se não fosse por isso, até onde esse fenômeno chegaria?

O controle do ColecoVision

E aí, querido(a) seguidor(a)? Curtiu o artigo? Teve o prazer de jogar o console e alguns de seus jogos? Sabia da sua história? Deixe sua opinião nos comentários e até a próxima!!!

Charles Lima escreveu e ficou se perguntando: “Pra que tanto botão numérico num joystick?”

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