Posted on

E aí meus queridos Savers, tudo bem com vocês?

Espero que sim!

Hoje falaremos de um jogo que fez parte da vida da galera que já se aventurava no mundo gamer no início da década de 90. Falar que se trata de um clássico é chover no molhado, mas é sim um excelente jogo e sempre é lembrado pelos jogadores que têm entre 30 e 40 anos de idade.

Sunset Riders, um dos mais divertidos Shooters de sua época, tem uma temática bastante simples e muito divertida. A história se passa no Velho Oeste, onde uma gangue liderada por Sir Richard Rose, sai da costa Leste dos EUA para assaltar e seqüestrar as donzelas das pequenas cidades do Oeste Norte Americano e os heróis, Steve, Billy, Bob e Cormano  são convocados para salvar as donzelas, recuperar a grana roubada e acabar com Sir. Richard Rose e seus “pau mandados”.

Desenvolvido e lançado em 1991 pela Konami, inicialmente, para Fliperamas, ganhou a sua primeira versão caseira no ano seguinte, para o Mega Drive e, em 1993, teve sua versão lançada para o SNES.

A versão para Arcade possui 2 (duas) variações, uma com 2 jogadores e a outra com 4. Na versão com apenas 2 jogadores, temos a possibilidade de escolher os personagens, já na versão de Arcade com quatro controladores, os personagens são pré definidos.

Calma Pequeno Gafanhoto, explicaremos o que isso significa.

Na versão com 4 controladores, o jogador tem a disposição na máquina, 4 (quatro) ilhas de controladores. Tais ilhas são enumeradas de 1 a 4 (óbvio): na ilha 1 jogamos com o Steve, se escolhermos a ilha 2, jogamos com o Billy, na 3ª jogamos com o Bob e na 4ª, jogamos com a lenda, o mito, o Mexicano que veste Rosa e tem Olhos da cor Violeta, Cormano, ou seja, os jogadores são fixos, definidos previamente para cada ilha de controle e sem possibilidade de escolha na tela.

Eita fliperama bom sô!!!

Como dito anteriormente, o jogo possui 4 personagens sendo:

Steve

Billy

Bob

Cormano

Infelizmente, não temos elementos sobre a história dos personagens, mas ao que tudo indica, os 3 primeiros são trigêmeos univitelinos, rsrsrs, e o Cormano é amigo dos 3.

Steve e Billy, são os típicos cowboys norte americanos, chapelão enterrado na cabeça, lenço no pescoço, camisa de manga longa, uma Colt no coldre e outra na mão, calças típicas da época e botas com esporas, são os personagens mais ágeis do jogo, assim como suas armas, no entanto, o alcance dos tiros de seus revólveres são bem menores que o das espingardas utilizadas por Bob e Cormano.

O personagem Bob, apesar de bastante parecido com Steve e Billy, difere um pouco dos outros 2, por não usar o Chapéu na cabeça e por usar uma espingarda.

E agora, vamos falar do personagem preferido dos jogadores, o Cormano, único personagem fora do padrão “Cowboy do Velho Oeste” do jogo, o mexicano, que usa “sombrero e poncho” cor de rosa e tem olhos violeta, apesar de ter o visual do típico e pacato cidadão latino, talvez seja o mais impiedoso e brutal justiceiro do jogo. Reza a lenda que seu grande inimigo é o chefe da 5ª fase do jogo nas versões de Arcade e de SNES, o temido, El Greco e, após eliminá-lo, Greco deixa seu “sombrero” cair, mas Cormano o segura e o leva como um troféu.

Esse Cormano merece todos os troféus do mundo!!!

O jogo nas versões para Fliperama e Super Nintendo, possui 8 (oito) fases. Em contrapartida, no Mega Drive, são 4 fases, subdivididas em 2 cada, sendo que na primeira parte de cada fase o Mocinho salva a Mocinha e na subfase seguinte, o herói enfrenta o vilão.

A versão feita para o Mega Drive tem algumas peculiaridades: a) já foi dito que na versão do MD temos como escolher somente 2 personagens e também descobrimos o sobrenome dos 2 justiceiros, sendo, Billy Cool e Cormano Wild; b) na versão do 16 bit da Sega, jogamos apenas em 4 fases, porém, essas fases são divididas em 2 partes; c) ao enfrentar os chefes, não temos áudio da conversa dos heróis contra os bandidos, como possuem as versões arcade e de SNES e, para finalizar; d) na fase do trem, onde enfrentamos o chefe El Greco, tanto nas versões de Fliper, quanto na do SNES, no Mega Drive, enfrentamos o caricato Paco Loko que ao ser derrotado, ao cair, em vez de moedas de ouro, libera balas e doces para os nossos heróis!

Nas versões para Fliperamas e Mega Drive, enfrentamos índios, mulheres e quando salvamos as damas, somos agradecidos por elas com um beijo bem carinhoso no rosto e elas sempre estão com roupas bem sexys para a época, porém, na versão para SNES, como sempre, o politicamente correto falou mais alto e o jogo, foi, assim digamos, Nutelizado.

Nintendo e suas censuras…

O jogo possui gráficos muito bons em qualquer versão, a jogabilidade também é muito boa em todas as versões, a trilha sonora talvez seja a parte mais legal da composição do jogo, enfim, Sunset Riders é um daqueles jogos para jogarmos com vários amigos e passarmos horas de frente a TV ou Fliperama nos divertindo e dando risadas.  

E vocês, preferem qual dos quatro heróis de Sunset Riders? O que acham do jogo?

Deixem suas respostas nos comentários e vamos conversar bastante sobre esse grande jogo!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *