Posted on

Fala galera do Saves!!! Tudo bem??? Nesta semana, falamos do lendário River Raid, jogo que completou 40 anos de seu lançamento em 2022. E lembrando do podcast que fizemos no ano passado sobre os “trintões” dos games, vamos relembrar alguns dos grandes clássicos que atingiram esta idade tão expressiva (40 anos) este ano. Vamos lá:

Como o tempo passa rápido…
DIG DUG

Lançado pela Namco em 19 de Abril de 1982, Dig Dug trouxe o herói Dig Dug com sua roupa branca e azul, na luta contra os Pookas e Fygars, em que ele usa sua bomba de ar para inflá-los até que eles explodam, ou empurrando pedras para cair sobre eles. Ah!!! Cuidado ao cavar pra a terra pra que uma também não caia em cima de você!!!

BURGER TIME

Foi lançado pela Data East no Japão originalmente com o nome de Hamburger, mas foi rebatizado ao chegar na terra do tio Sam pela Bally Midway. Nele, o protagonista Peter Pepper precisa montar um hambúrguer derrubando suas camada nas bandeja. O problema é que você precisa fugir de comidas ambulantes no processo. Foi relançado várias vezes, para Atari 2600, Commodore 64, ColecoVision, NES, Intellivision, MS-DOS, Game Boy e até no Virtual Console do Nintendo 3DS!!

POPEYE

O marinheiro mais querido dos cartoons também estreou no ramo dos games nesse ano. Lançado pela Nintendo em 18 de Novembro, Popeye deve coletar os itens jogados por Olivia Palito, enquanto evita o arquiinimigo Brutos, a Bruxa do Mar e outros perigos. O game foi desenvolvido por Genyo Takeda e Shigeru Miyamoto. Os personagens inclusive foram originalmente programados para o jogo que se tornou Donkey Kong, estrelado por Mario, Donkey Kong e Pauline, mas a Nintendo não conseguiu licenciar os personagens na época e trouxe esse game um ano depois.

PITFALL

Lançado pela Activision em 20 de Abril, foi um dos maiores clássicos da história do Atari 2600, sendo o segundo jogo mais vendido da plataforma. Foi o precursor do gênero de plataforma lateral. Nos EUA, qualquer um que atingisse mais de 20 000 pontos poderia enviar à Activision uma foto da tela da televisão para receber o prêmio Pitfall! Harry Explorer Club. Desta forma, pode-se dizer que a Activision foi a primeira desenvolvedora de jogos a oferecer o sistema de “Achievments”. E ainda trouxe Jack Black, com 13 anos na época no comercial do game!!!

Q*BERT

Lançado pela Gottlieb (atualmente, a franquia pertence a Sony) em 18 de Outubro, é um jogo de ação com elementos de puzzle onde o simpático monstrinho deve mudar a cor de cada bloco da pirâmide, desviando de inimigos e obstáculos. Fez tanto sucesso que teve seu próprio desenho na década de 80 e Q*Bert ainda fez participação nos filmes Detona Ralph (2012) e Pixels (2015).

DONKEY KONG JR

Lançado pela Nintendo em Agosto de 1982, é a continuação de Donkey Kong (lançado no ano anterior), onde Mario, cansado das traquinagens do gorilão no game anterior, o prende numa jaula e cabe ao seu filho Donkey Kong Jr, resgatar seu pai no único jogo onde o maior herói da história dos games aparece como antagonista.

TRON

Lançado pela Bally Midway em agosto,o jogo consiste em quatro desafios distintos inspirados nos eventos do filme de mesmo nome da Disney seja Tron pilotando um veículo ou não ( que é a parte chata do jogo), onde ele derruba blocos com um disco pelos doze níveis do jogo, que em sua grande maioria foram batizados com nomes de linguagens de programação (RPG, COBOL, BASIC, FORTRAN, SNOBOL, PL1, PASCAL, ALGOL, ASSEMBLY, OS, JCL, USER).

RIVER RAID

E para fechar, o “dono da semana do Saves”! Lançado em Dezembro pela Activision e desenvolvido por uma mulher, Carol Shaw, ele trouxe diversas inovações: Além de ser considerado o pai do Checkpoint, o jogo tem diferentes velocidades para controle do avião, e é possível diminuir e acelerar a velocidade, abastecer seu avião. Parece bobagem hoje em dia, mas eram muitos elementos e recursos se comparados aos outros jogos da época, em que o jogador era apenas um pontinho na tela. Além do avião amarelo, havia barcos parados, alguns que se movimentavam aleatoriamente, helicópteros e o avião kamikaze, que cruzava a tela rapidamente. E ainda dava pra ir no banheiro após perder uma vida, pois o jogo só recomeçava ao apertar o botão do controle ou mexer na alavanca direcional. Recebeu inúmeras versões e certamente é um dos maiores da história!!!

Outros grandes clássicos desta década que já chegaram ou estão próximos dos quarenta!!!

E aí, querido seguidor: Curtiu a nostalgia? Tem algum jogo na memória que faltou? Deixamos alguns de fora de propósito… Cite-o(s) pra gente nos comentários que nós fazemos uma parte 2 desse artigo!!! Um abração e até a próxima!!!

Charles Lima escreveu esse artigo hoje, porque o resto da semana ficou jogando River Raid e Pitfall (ai, ai…)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *