Fala, galera do Saves Infinitos!!! Beleza!?
Estamos de volta com nosso quadro Reviver Jogos Antigos, conforme anunciamos em nossa enquete feita em 25/08. A votação foi ferrenha e o vencedor foi conhecido somente após o último voto, de tão equilibrada!!! E o vencedor foi o Metal Warriors, jogo do nosso querido SNES. Então, chega de papo e vamos falar do nosso vencedor…
“No ano de 2102, o governo da Terra Unida está sob um estado de cerco pelas forças do Eixo das trevas. Lideradas pelo maligno ditador Venkar Amon, as forças do Eixo travaram uma guerra sangrenta de três anos contra a Terra. Agora, apenas um punhado de guerreiros permanece em defesa da terra livre. Equipados com módulos de combate robóticos avançados, esses poucos valentes são conhecidos como …”
O ano é 1995. O SNES não parava de lançar grandes jogos: Chrono Trigger acabava de fazer sua estréia e posteriormente ainda seriam lançadas as continuações de Super Mario World e Donkey Kong Country. Naquele ano, o SNES recebeu 372 lançamentos no Japão, 86 na Europa e 118 nos Estados Unidos. Entre eles, Metal Warriors (exclusivo nos EUA), produzido pela Lucas Arts (mesma equipe de Zombies Ate My Neighboors) e publicado pela Konami. É um jogo que não chega a ser “cult”, mas passou despercebido por muitos em meio a essa avalanche de jogos maravilhosos.
Você assume o papel do Tenente Stone, ao longo de 9 missões extremamente desafiadoras. A dificuldade é alta, mas nada que não se possa dar conta. A jogabilidade é o ponto alto desse game: Você controla uma diversidade de mechas no decorrer do jogo. São 6 que aparecem no decorrer do game, cada um com suas vantagens e desvantagens. Você começa com Nitro, que tem uma forma humanoide e possui um jetpack que lhe permite voar. Vai usar Havoc, que tem um dash extremamente rápido e um dano competente; Prometheus, que é extremamente lento e não pode sair do chão, mas que possui um dano avassalador antiaéreo e um lança-chamas não menos poderoso; Spider, que tem a habilidade de andar em qualquer superfície; Ballistic, que tem tiros rápidos e um ataque com dash; E por fim, Drache, que voa muito rápido, não tem muita resistência e nem ataques de tiro muito forte, mas possui um ataque de mergulho com um dano destruidor.
Em algumas fases, você vai precisar usar mais de um deles para concluir a missão. Em outros momentos, vai precisar sair do cockpit para alcançar locais em que o mecha não consegue entrar, ativando ou desativando botões, atacando outros humanos que aparecem no decorrer das fases. O grande barato dessas ocasiões é que você precisará ser rápido ou muito cuidadoso ao sair do robô, pois Stone é extremamente vulnerável e propenso a ataque de mechas inimigos e ainda pode ter seu mecha roubado por um inimigo humano (aí, é morte certa). A física é muito bem trabalhada, coisa muitas vezes esquecida nos jogos desta geração. Um exemplo disso, são as diferenças entre o vôo de Nitro, que usa um jetpack para voar e sua velocidade vai aumentando gradativamente, para o de Drache, que tem a forma de um disco voador e sai numa velocidade muito maior.
Há muita diversidade nas missões, o que deixa o jogo muito mais divertido: há missões de combate corpo a corpo que vão de ataques a proteção a uma nave espacial, furtivas em que você tomará o controle de uma das naves inimigas, missões de resgate e por aí vai. Elementos inéditos até então. O controle responde os comandos com maestria, tornando a jogabilidade rica e variada do game, uma experiência ainda mais prazerosa. O modo Head to Head, que permite que você escolha um entre os 6 mechas do Story Mode e parte pra ignorância contra um amigo, é extremamente divertido e garante horas extras de diversão para quem já terminou o game.
O game foi bem recebido pela crítica em geral, somente recebendo reclamações por não ter opções de save ou pasword, mas nada que atrapalhe o resultado final, já que o jogo pode ser terminado em pouco mais de uma hora.
O visual é bonito, gráficos competentes e cutscenes bem legais entre as fases, para os padrões da época, com briefings das próximas missões. Os efeitos sonoros também não ficam atrás e trilha sonora regada a Techno e Rock, captam bem o ritmo frenético do jogo e fecham com chave de ouro esta verdadeira obra-prima do SNES!!!
Ficha Técnica
Desenvolvedor: Lucas Arts
Publicado por: Konami
Produtor: Wayne Cline
Designers: Dean Sharpe e Tony Hsieh
Artistas: Chris Hockabout, Harrisson Fong e Jesse Clark
Compositores:David Warhol e Eric Swanson
Engine: ZAMN
Gênero: Ação/Plataforma
Modo: Um jogador/Multiplayer
E aí? Gostaram do Review? Deu vontade de jogar o game? A eleição foi apertada! Querem ler sobre Harvest Moon também? Deixem suas opiniões sobre este texto nos comentários e até a próxima edição!!!
Cara que matéria maneira. Curtia esse jogo mas conheci bem mais tarde por emulador. Jogo melhor com o Havoc!
Parabéns pelo review Charles! Manda mais!
Obrigado pelo feedback, Felipe!!! Isso só nós motiva a continuar trazendo conteúdo de qualidade para vocês! Com certeza, vem muito mais por aí!!!