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Fala aí amigos do Saves Infinitos, vamos para mais um grande Reviver Jogos Antigos!?

Quando falamos de jogos antigos, sempre vem em nossas mentes os clássicos como Mário, Alex Kidd, Metroid, Castlevania e etc. Tais jogos normalmente ganharam inúmeras continuações ou apenas algumas, mas se mantém vivos em nossas memórias e o pessoal mais novo, a geração Nutela, minecrafters, save state warriors e por aí vai, acabam conhecendo.

Porém, existem alguns games que são verdadeiras pérolas, que fizeram a alegria da Geração “Tiozão dos Games”, como eu, que são esquecidos, mas que mereciam continuações e um bom exemplo diz respeito ao primeiro jogo de corrida da Konami que se chama Road Fighter.

Na década de 80, tivemos muitos jogos lançados de vários tipos, temáticas diversas, e os jogos de corrida foram extremamente explorados, fazendo muito sucesso no período. No ano de 1984, a Konami lançou o icônico Road Fighter, inicialmente para Arcade e no ano seguinte o portabilizou para o MSX e também para o mais famoso vídeo game de 8 bits da história, o Nintendinho, porém, somente na versão de 60 pinos, ou seja, para o Famicom.

Naquela época, muito embora tivéssemos muitas casas de fliperamas que tinham o Arcade de Road Fighter e a galera que já explorava o MSX que possuíam suas versões em K7 ou cartuchos, não tínhamos em terras tupiniquins o videogame original da Nintendo, mas tínhamos nossa Legião de Clones e normalmente um dos jogos que acompanhavam o clonezinho escolhido para fazer a nossa alegria no Natais e Aniversários era justamente o Road Fighter.

Infelizmente não foi o meu caso. No final de 88, antes de seu lançamento oficial, ganhei de presente de aniversário um Dynavision 2 e, para meu azar, não veio Road Fighter, porém, no decorrer de 89 acabei comprando a famosa versão lançada pela CCE, que por sinal, tem uma arte muito mais bonita que a original, como pode ser visto logo abaixo:

Como vocês podem perceber, sou maluco por jogos de corrida, adoro jogar Enduro, o primeiro jogo de corrida que conheci por sinal, Pole Position, Out Run, Speed Race (não é o do desenho, tá?), Zippy Race, enfim, a lista é longa, mas o Road Fighter é bastante especial para mim, principalmente a versão do Nintendinho.

O Jogo tem uma dinâmica bem simples, de dificuldade mediana, gráficos simples, mas muito legais para a época. Consistia basicamente em chegar ao final da fase, poupando o máximo de combustível possível, na verdade se tratava de um timer.

Em se falando de gráficos, som e diversão, a versão para Arcade é insuperável, em minha opinião, e sem dúvida nenhuma, a versão mais fraquinha (se é que assim podemos dizer!) é a do Nintendinho, mas são muito parelhos no final, pois em termos de jogabilidade, todas as versões são extremamente parecidas.

“No entanto, entretanto, porém, contudo,” a versão do MSX saiu meio que afrescalhada, já que em vez de carros vermelhos como nas versões para Arcade e Nintendinho, tinha carros cor de rosa e quando pegávamos o “Bônus Time” ou melhor, o Combustível, enquanto nas Versões para Arcade e NES eram Carros Coloridos, na versão para MSX, eram Corações.

É isso mesmo, CORAÇÕEZINHOS!!!!! AAAAWWWUUNNNT, QUE COISA MAIS CUTI, CUTI!!!!

Ao iniciarmos a corrida, temos uma visão aérea bidimensional de nosso incrível JetCar Vermelho e também da pista (óbvio). Quando arrancamos a toda, em primeira marcha, o danado do carrinho chega à “mizéra” de 198 km/h, enquanto que em segunda marcha, nosso Bólido atinge, pasmem, absurdos 400 km/h, ou seja, um legítimo Supersônico!!!

E aqui vai uma reflexão: Cê é loco, hein, o Bugatti Veyron chorou após saber dessa!!!!

A versão do Nintendinho tem apenas 4 fases que entram em looping infinito sempre aumentando a dificuldade cada vez que concluímos o ciclo e 2 tipos de dificuldades iniciais, que escolhemos já na tela de entrada do jogo. Durante a corrida, temos que evitar ao máximo colidir com os outros carrinhos, exceto com o carrinho colorido ou, no caso dos msxzeiros, coraçõezinhos, pois nos fornecem mais tempo/combustível. Se na jogatina você colidir com os outros carrinhos, ainda temos uma chance, bastando movimentar o direcional ou manche para o lado que o carrinho estiver rodando para controlá-lo, mas se o jogador abalroar o caminhão, aí já era, o carrinho explode e perdemos 5 segundos ou 5 litros de gasosa, o mesmo ocorre se bater nas laterais das pistas.

Versão do Nintendinho, carrinho bônus colorido
Versão para MSX, carrinho inimigo cor de rosa
E o bônus time da versão MSX
Tela inicial do jogo, na versão de MSX, mas a do NES era praticamente a mesma coisa

Outra coisa interessante do Road Fighter versa sobre o fato de que se não explodirmos nenhuma vez, somos agraciados com a aparição do Super Konami e, quando ele passa voando, ao chegar ao final da pista, ganhamos 1000 pontos.

E lá vai o nosso super-herói, indo em busca do infinito e além, bem ao modo Buzz Lighyear

O Super Konami não aparece na segunda fase da versão do Nintendinho, na da Ponte.

Road Fighter foi um joguinho de corrida que fez a alegria de muitas crianças à época e que está na memória de muitos “Tiozão”, como eu, merecedor de uma continuação digna. No entanto, isso não ocorreu, até foi lançado em 1999 um jogo intitulado Midnight Run, para o PS1, que no Japão, foi lançado como Road Fighter 2, mas não tem nada a ver com o clássico lançado em 1984 para Arcade e em 1985 para o MSX e Famicom.

E agora, encerrando nosso textinho, apenas mais algumas curiosidades: Road Fighter nas versões para Arcade e MSX têm 6 (seis) fases e, somente no ano de 1992 a versão Oficial da Nintendo foi  lançada no ocidente. Sorte a nossa que tínhamos os clones!!!!!!

É isso aí pessoal, o nosso Reviver Jogos Antigos foi sobre Road Fighter, um ótimo jogo, porém esquecido por grande parte dos gamers.

Não se esqueçam de deixar as suas notas para esse game e também para o nosso Review.

Um forte abraço galera, e vamos jogar, porque assim como diz o nosso querido Ed Topzeiro;

“JAMAIS ESQUEÇA! VIDEOGAME É UMA DAS MELHORES COISAS DA VIDA.”    

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